Budapeste
A Hungria recebeu pela primeira vez um Grande Prémio nos anos 30, contudo o desporto motorizado impôs-se no país anos mais tarde, após a 2.ª Guerra Mundial e a Cortina de Ferro. No ínicio da década de 80, havia um desejo geral de realizar um Grande Prémio na União Soviética, mais precisamente em Moscovo, no entanto, no verão de 1983 os comissários da Fórmula 1 viraram as suas atenções para Budapeste, na Hungria, cuja autoridade desportiva nacional fez questão de colocar o país de volta ao mapa do automobilismo mundial.
No principio sugeriram uma corrida nas ruas de Budapeste, mas a decisão final foi construir um novo circuito num vale localizado a 19 quilómetros da capital húngara. O vale proporcionava uma excelente paisagem para os espectadores e em 1985 foram iniciados os trabalhos de construção no Hungaroring. A pista foi inaugurada um ano depois e em Agosto desse ano recebeu pela primeira vez uma prova de F1. O sucesso foi imenso, facto comprovado com a presença de cerca de 200 mil espectadores.
Apesar de estreito e sinuoso, o circuito é conhecido pelas grandes corridas que proporciona. Uma das mais memoráveis vitórias foi a de Thierry Boutsen em 1990, quando bateu Ayrton Senna por apenas 0,3 segundos. Outro dos capítulos históricos ocorreu em 1997, quando Damon Hill ultrapassou o alemão Michael Schumacher, mas viu o triunfo escapar na última volta devido a problemas mecânicos no seu Arrows.
Últimos Vencedores GP Hungria:
2004 - Michael Schumacher (ALE) / Ferrari
2005 - Kimi Räikkönen (FIN) / McLaren-Mercedes
2006 - Jenson Button (GBR) / Honda
2007 - Lewis Hamilton (GBR) / McLaren-Mercedes
2008 - Heikki Kovalainen (FIN) / McLaren-Mercedes
2009 - Lewis Hamilton (GBR) / McLaren-Mercedes
Fonte: formula1.com
Sem comentários:
Enviar um comentário