sábado, julho 30, 2011

WRC (Neste Oil Rally Finland): Loeb acelera rumo ao título


Sébastien Loeb (Citroën) deu um importante passo na revalidação do título de campeão do Mundo, ao vencer um Rally da Finlândia totalmente dominado por... Mikko Hirvonen. O piloto da Ford venceu 13 das 22 especiais da prova, mas uma saída de estrada logo na primeira classificativa do rally comprometeu todo o desenrolar do mesmo. O finlandês nem acabou no pódio, que ficou ocupado por Jari-Matti Latvala (Ford) e Sebastien Ogier (Citroën), respectivamente 2.º e 3.º classificados.

O Rally da Finlândia, um dos mais emblemáticos do WRC, foi novamente pródigo em surpresas e acidentes espectaculares, naquele que é considerado o mais rápido rally de todo o calendário do campeonato mundial da modalidade. Isento de erros e percalços, Sébastien Loeb conseguiu triunfar no país nórdico pela segunda vez na sua carreira, proeza alcançada apenas por quatro pilotos não-finlandeses. O francês da Citroën liderou a prova durante os três dias de competição, sempre seguido de bem perto pelo companheiro Ogier e por Latvala, uma vez que, como anteriormente referido, Mikko Hirvonen cedo ficou arredado da luta pelo 1.º lugar. 

O heptacampeão mundial "voou" nas estradas finlandesas.
Loeb, com a ingrata tarefa de "abrir" a estrada, manteve sempre um ritmo muito forte, conseguindo dessa forma "aguentar" a 1.ª posição. Ainda assim, o mais novo dos Sébastien ainda passou pela liderança da prova, tendo depois optado pela táctica de abrandar na última especial do segundo dia. Desta feita saiu-lhe o "tiro pela culatra", uma vez que hoje furou na 2.ª secção do dia, perdendo assim segundos preciosos para os adversários directos e que custou-lhe o 2.º lugar no rally finlandês para Jari Matti-Latvala. Ao volante de um Fiesta RS, o homem da casa ainda tentou alcançar Loeb, sem efeitos práticos, já que o heptacampeão mundial não deu hipóteses. 

Destaque para a brilhante recuperação de Mikko Hirvonen, que após o acidente sofrido conseguiu subir do 36.º lugar até ao 4.º - além de vencer a Power Stage - e para a desistência dos dois Mini Cooper antes da última especial do rally. Armindo Araújo também sentiu muitos problemas no seu Mini, mas conseguiu terminar na 20.ª posição.

Jari-Matti Latvala não conseguiu repetir a vitória de 2010.
No que toca ao SWRC, Bernardo Sousa (Ford Fiesta S2000) terminou no 6.º lugar a distantes 8 minutos de Juho Hänninen (Skoda Fabia S2000), vencedor da categoria. O português atravessou muitas dificuldades ao longo da prova finlandesa, ainda que com este resultado tenha conseguido somar preciosos pontos na luta pela classificação geral.

Classificação do Neste Oil Rally Finland:
1.º Sébastien Loeb / Daniel Elena (Citroën DS3), 2:39.37,0 horas
2.º Jari-Matti Latvala / Miikka Anttila (Ford Fiesta RS), a 08,1s
3.º Sébastien Ogier / Julien Ingrassia (Citroën DS3), a 12,8s
4.º Mikko Hirvonen / Jarmo Lehtinen (Ford Fiesta RS), a 1.09,1m
5.º Petter Solberg / Chris Patterson (Citroën DS3), a 1.16,2m
(...)
10.º Juho Hänninen / Mikko Markkula (Skoda Fabia S2000), a 5.13,7m (1.º SWRC)
20.º Armindo Araújo / Miguel Ramalho (Mini Cooper S2000), a 12.53,0m
24.º Bernardo Sousa / António Costa (Ford Fiesta S2000), a 13.31,1m (6.º SWRC)

Classificação Mundial de Pilotos:
1.º Sébastien Loeb (FRA), 171 pontos
2.º Mikko Hirvonen (FIN), 144
3.º Sébastien Ogier (FRA), 140
4.º Jari-Matti Latvala (FIN), 96
5.º Petter Solberg (NOR), 83

Classificação Mundial de Construtores:
1.º Citroën Total WRT, 290 pontos
2.º Ford Abu Dhabi WRT, 225
3.º M-Sport Stobart WRT, 101
4.º Petter Solberg WRT, 71
5.º Ice 1 Racing, 38

Classificação SWRC:
1.º Juho Hänninen (FIN), 86 pontos
2.º Martin Prokop (CHE), 68
3.º Ott Tanak (EST), 55
4.º Bernardo Sousa (POR), 51
5.º Hermann Gassner Jr. (ALE), 49

Sem comentários: