Sébastien Loeb (Citroën) deu um importante passo na revalidação do título de campeão do Mundo, ao vencer um Rally da Finlândia totalmente dominado por... Mikko Hirvonen. O piloto da Ford venceu 13 das 22 especiais da prova, mas uma saída de estrada logo na primeira classificativa do rally comprometeu todo o desenrolar do mesmo. O finlandês nem acabou no pódio, que ficou ocupado por Jari-Matti Latvala (Ford) e Sebastien Ogier (Citroën), respectivamente 2.º e 3.º classificados.
O Rally da Finlândia, um dos mais emblemáticos do WRC, foi novamente pródigo em surpresas e acidentes espectaculares, naquele que é considerado o mais rápido rally de todo o calendário do campeonato mundial da modalidade. Isento de erros e percalços, Sébastien Loeb conseguiu triunfar no país nórdico pela segunda vez na sua carreira, proeza alcançada apenas por quatro pilotos não-finlandeses. O francês da Citroën liderou a prova durante os três dias de competição, sempre seguido de bem perto pelo companheiro Ogier e por Latvala, uma vez que, como anteriormente referido, Mikko Hirvonen cedo ficou arredado da luta pelo 1.º lugar.
O heptacampeão mundial "voou" nas estradas finlandesas. |
Loeb, com a ingrata tarefa de "abrir" a estrada, manteve sempre um ritmo muito forte, conseguindo dessa forma "aguentar" a 1.ª posição. Ainda assim, o mais novo dos Sébastien ainda passou pela liderança da prova, tendo depois optado pela táctica de abrandar na última especial do segundo dia. Desta feita saiu-lhe o "tiro pela culatra", uma vez que hoje furou na 2.ª secção do dia, perdendo assim segundos preciosos para os adversários directos e que custou-lhe o 2.º lugar no rally finlandês para Jari Matti-Latvala. Ao volante de um Fiesta RS, o homem da casa ainda tentou alcançar Loeb, sem efeitos práticos, já que o heptacampeão mundial não deu hipóteses.
Destaque para a brilhante recuperação de Mikko Hirvonen, que após o acidente sofrido conseguiu subir do 36.º lugar até ao 4.º - além de vencer a Power Stage - e para a desistência dos dois Mini Cooper antes da última especial do rally. Armindo Araújo também sentiu muitos problemas no seu Mini, mas conseguiu terminar na 20.ª posição.
Jari-Matti Latvala não conseguiu repetir a vitória de 2010. |
No que toca ao SWRC, Bernardo Sousa (Ford Fiesta S2000) terminou no 6.º lugar a distantes 8 minutos de Juho Hänninen (Skoda Fabia S2000), vencedor da categoria. O português atravessou muitas dificuldades ao longo da prova finlandesa, ainda que com este resultado tenha conseguido somar preciosos pontos na luta pela classificação geral.
Classificação do Neste Oil Rally Finland:
1.º Sébastien Loeb / Daniel Elena (Citroën DS3), 2:39.37,0 horas
2.º Jari-Matti Latvala / Miikka Anttila (Ford Fiesta RS), a 08,1s
3.º Sébastien Ogier / Julien Ingrassia (Citroën DS3), a 12,8s
4.º Mikko Hirvonen / Jarmo Lehtinen (Ford Fiesta RS), a 1.09,1m
5.º Petter Solberg / Chris Patterson (Citroën DS3), a 1.16,2m
(...)
10.º Juho Hänninen / Mikko Markkula (Skoda Fabia S2000), a 5.13,7m (1.º SWRC)
20.º Armindo Araújo / Miguel Ramalho (Mini Cooper S2000), a 12.53,0m
24.º Bernardo Sousa / António Costa (Ford Fiesta S2000), a 13.31,1m (6.º SWRC)
Classificação Mundial de Pilotos:
1.º Sébastien Loeb (FRA), 171 pontos
2.º Mikko Hirvonen (FIN), 144
3.º Sébastien Ogier (FRA), 140
4.º Jari-Matti Latvala (FIN), 96
5.º Petter Solberg (NOR), 83
Classificação Mundial de Construtores:
1.º Citroën Total WRT, 290 pontos
2.º Ford Abu Dhabi WRT, 225
3.º M-Sport Stobart WRT, 101
4.º Petter Solberg WRT, 71
5.º Ice 1 Racing, 38
Classificação SWRC:
1.º Juho Hänninen (FIN), 86 pontos
2.º Martin Prokop (CHE), 68
3.º Ott Tanak (EST), 55
4.º Bernardo Sousa (POR), 51
5.º Hermann Gassner Jr. (ALE), 49
Sem comentários:
Enviar um comentário