segunda-feira, agosto 15, 2011

Liga Zon Sagres (Jornada 1): 'Replay' dos campeões


V. Guimarães 0 x 1 FC Porto
O FC Porto entrou a ganhar na Liga Zon Sagres. À semelhança da época anterior, os campeões nacionais venceram por 1-0, com um golo de penálti marcado por... Hulk. Num jogo mal disputado, mas sempre pautado pelo equilíbrio, os azuis e brancos garantiram o triunfo com o golo do brasileiro, marcado aos 45'+1'. O "Incrível" voltou a ser uma das principais figuras da equipa portista.

Hulk voltou a ser decisivo na 40.ª vitória consecutiva dos dragões no campeonato.
Os portistas fizeram um jogo pragmático e souberam sofrer perante um adversário muito aguerrido - o Vitória surgiu transfigurado face ao embate da Supertaça -, que procurou defender bem e apostar no contra-ataque. Ainda assim, os vimaranenses raramente criaram situações de golo, com excepção a dois lances, um em cada parte do encontro. Pelo contrário, o Porto podia até ter alcançado um resultado mais folgado, mas Nilson foi (quase) sempre um elemento intransponível. Triunfo importante para os azuis e brancos, que assim aproveitaram os deslizes dos principais rivais.

Marítimo 0 x 0 Beira-Mar
Marítimo e Beira-Mar empataram a zero, na estreia oficial da temporada. Os madeirenses ainda procuraram muitas vezes a baliza adversária, mas, como na época anterior, revelaram pouca clarividência na hora de finalizar. Os verde-rubros, que agora entraram numa fase de contenção financeira, apresentaram caras novas no onze titular: Rúben Ferreira, Sami e Heldon, todos de origem da formação do clube. Reforços, os adeptos não viram nenhum. 

O lado aveirense, agora com dinheiro iraniano, não apresentou todos os reforços para a nova época, mas lançaram três novidades em campo - Cristiano, Nildo e Zhang -, bem como um sistema táctico de "tracção atrás". O resultado foi o domínio do Marítimo, várias ocasiões de golo desperdiçadas e Rui Rego a brilhar. O Beira-Mar só respondeu com um remate de Nildo à barra, aos 16'. Um dos poucos motivos de interesse, num jogo relativamente "cinzento".

Feirense 0 x 0 Nacional
O Feirense regressou à principal Liga portuguesa, 21 anos depois, e arrancou um nulo em casa emprestada, no Municipal de Aveiro, frente ao Nacional, que está a lutar nas competições europeias e jogou 29 minutos em vantagem numérica. A formação de Santa Maria da Feira, de resto, apenas cedeu após a expulsão de Carlos Fonseca, que se excedeu numa entrada dura sobre Claudemir. 

O Feirense ofereceu uma boa réplica ao Nacional.
Só a partir desse momento é que o técnico Quim Machado remeteu a equipa para a defesa. Contudo, os alvinegros foram claramente superiores e só uma grande exibição do guarda-redes Paulo Lopes evitou que o Feirense saísse derrotado. Boa estreia da equipa nortenha, que revelou extrema competitividade. 

V. Setúbal 2 x 1 P. Ferreira
Golos, expulsões e emoções fortes no Estádio do Bonfim. O Vitória não entrava a ganhar no campeonato há 24 anos, mas ontem, com uma grande atitude, quebrou a malapata. A equipa pacense ainda esteve em vantagem, mas permitiu que os homens da casa triunfassem. Cláudio Pitbull não marcou, mas foi o grande "motor" dos sadinos na reviravolta. Anderson do Ó, por seu lado, esteve no melhor e no pior: primeiro (45'+2') cometeu um disparate e permitiu que Luisinho colocasse os visitantes na frente do marcador. Depois (52'), fez o empate após um canto de Pitbull. 

O golo comprometeu a estratégia do Paços, que, no minuto seguinte, ficou ainda pior quando Cohene foi expulso. Rui Vitória teve que adaptar o sistema táctico, mas não resultou, uma vez que aos 90'+1', Pitbull conseguiu cruzar para área, onde surgiu João Silva - jogador emprestado pelo Everton - a cabecear para a vitória. A partida ficou ainda marcada pelas expulsões de Ricardo Silva (90'+4'), do lado sadino, e Cássio (90'+7') no lado dos castores.

U. Leiria 1 x 2 Académica
Já hoje, a Académica foi à Marinha Grande - onde agora joga o Leiria - triunfar e assim colar-se ao FC Porto e V. Setúbal na liderança do campeonato. A partida marcou a estreia oficial de Pedro Emanuel no comando técnico da formação de Coimbra. O ex-adjunto do FC Porto abriu a carreira da melhor forma, uma vez que além do excelente resultado, a exibição dos estudantes também foi bem convincente. A briosa entrou melhor no encontro e logo aos 3 minutos, Diogo Valente atirou uma bola à trave da baliza defendida por Luiz Carlos. Contudo, foram os anfitriões a desbloquear o marcador, com Bruno Moraes (26', g.p.) a marcar no primeiro jogo com a camisola leiriense. 

Estudantes com lição bem estudada, vencem e convencem. 
Ainda antes do intervalo, Hélder Cabral possuiu uma grande hipótese para empatar e do outro lado Peiser evitou o segundo do Leiria (isolado, Jô permitiu a defesa do francês). Em desvantagem, os estudantes entraram na segunda metade à procura do golo e a entrada de Marinho, aos 64', dinamizou o ataque estudantil. O extremo contratado à Naval deu outra "alma" à equipa de Pedro Emanuel e o empate surgiu com alguma naturalidade - Danilo, um dos reforços, facturou aos 77'. Quatro minutos depois, Éder consumou a cambalhota no marcador, "oferecendo" assim os três pontos à Académica. Resultado justo, num dos melhores encontros da primeira jornada.

Classificação:

Sem comentários: