terça-feira, agosto 30, 2011

Liga Zon Sagres (Jornada 3): Benfica passa teste na Choupana


Nacional 0 x 2 Benfica
Seis meses depois, o Benfica conseguiu terminar um jogo do campeonato sem sofrer golos. Os encarnados venceram na visita à Choupana, numa partida que chegou a ser interrompida por duas vezes, devido ao típico nevoeiro. 

O paraguaio Óscar Cardozo assinou o primeiro golo do encontro aos 22 minutos - leva três jogos consecutivos a marcar -, logo após à primeira interrupção, que se prolongou por 6 minutos, e antes de nova pausa devido à fraca visibilidade, desta feita de cerca de 15 minutos. Jorge Jesus alertara que a deslocação à Madeira encerraria muitas dificuldades e não se equivocou. O Nacional vendeu cara a derrota e obrigou o Benfica a colocar de parte o virtuosismo, com os encarnados a demonstrarem também que são capazes de batalhar em condições extremas.

Cardozo voltou a resolver no intenso nevoeiro da Choupana.
No entanto, e pese embora a boa entrada dos alvinegros na etapa complementar, a expulsão de João Aurélio (62'), por duplo amarelo, facilitou a vida do vice-campeão nacional, que a partir desse momento somou várias oportunidades para alargar a vantagem, esbarrando por várias vezes na excelente exibição do guarda-redes Elisson. Porém, o guardião brasileiro nada pôde fazer para suster o remate de Bruno César, aos 90'+4', depois de uma cavalgada do médio, iniciada no meio-campo defensivo benfiquista. Com o triunfo, o Benfica assumiu, provisoriamente, a liderança do campeonato.

V. Setúbal 0 x 1 SC Braga
Liderança essa, que é repartida com o Sp. Braga. Os minhotos foram a Setúbal vencer o Vitória por 1-0, num jogo onde Hélder Barbosa voltou a ser o grande destaque. Leonardo Jardim parece ter encontrado a fórmula para este Braga voltar a carburar, uma vez que a equipa bracarense mostrou, ao contrário das últimas partidas, uma grande qualidade futebolística.

As equipas dividiram oportunidades de golo ao longo da primeira parte. O Braga começou melhor, a pressionar alto e logo aos 2 minutos atirou uma bola à trave da baliza defendida por Diego. Os sadinos responderam através de Bruno Amaro, com Berni - substituiu Quim, que está ao serviço da selecção - a efectuar uma defesa muito apertada. A partida continuou equilibrada, mas aos 37', o Braga esteve novamente perto de desbloquear o marcador, com nova bola na trave na sequência de um remate de Lima.

O Braga venceu e convenceu em terras sadinas.
No entanto, a história do jogo mudou completamente na segunda parte. O Braga surgiu muito forte, pressionou alto e não deixou os criativos do Setúbal criarem desequilíbrios. A equipa minhota começou então a criar imensas situações de perigo junto à área sadina, mas a defesa da casa, junto ao seu guardião, continuou a dar conta do recado. Até que aos 82 minutos, Hélder Barbosa voltou a tirar um coelho da cartola, com um golo soberbo. Estava feito o resultado final, pleno de justiça, embora os sadinos tenham oferecido uma boa réplica.

Classificação (provisória):

Sem comentários: