quarta-feira, agosto 03, 2011

Rali Vinho Madeira 2011: Antevisão (Parte II)


CLASSIFICATIVAS:
A 52.ª edição do Rali Vinho Madeira terá menos duas classificativas em relação ao ano transacto, o que equivale a cerca de menos 30 quilómetros em troços cronometrados. Ainda assim, a dureza e exigência da prova madeirense continua presente, uma vez que os pilotos terão que enfrentar 19 classificativas, divididas, como habitualmente, por três dias. Uma das grandes novidades do Vinho Madeira'2011 prende-se com o facto do "Shakedown" - teste efectuado antes do ínicio do rali - realizar-se na na quinta-feira de manhã (das 10:00 às 13:00, na Água de Pena), quando nos anos anteriores era realizado no dia anterior do arranque da prova. A tradicional super-especial de abertura mantém-se na quinta-feira à noite, na principal Avenida madeirense.

Mapa com as classificativas do RVM'2011 (clique para aumentar).
A classificativa "rainha" da prova continua a ser a especial do Rosário, que se realiza no Sábado, uma vez que proporciona uma descida alucinante na Encumeada, muito apreciada pelo público. Ainda assim, as classificativas do Campo de Golfe e do Chão da Lagoa atraem também milhares de fãs, fruto dos sinuosos e espectaculares troços que compõem as mesmas.

LISTA DE INSCRITOS:
Inicialmente estavam inscritas 50 equipas para o Vinho Madeira, contudo, nos últimos dias, a lista ficou reduzida a 45 pilotos. A saída da prova do calendário IRC teve repercussões nesta matéria, visto o evidente empobrecimento da lista de participantes. 

Bruno Magalhães volta a marcar presença na prova madeirense.
No entanto, com a presença assegurada no Campeonato da Europa de Ralis, a prova madeirense volta a contar com nomes bem interessantes, com destaque para Luca Rossetti (Fiat Punto Abarth S2000) - actual líder do "Europeu" - e para o português Bruno Magalhães (Peugeot 207 S2000), fortes candidatos à vitória final.  Há ainda que salientar a já habitual presença de Luca Betti, também num Peugeot 207 S2000, e claro, o forte contingente madeirense, com Vítor Sá - líder do regional de ralis - como cabeça de cartaz. Para consultar a lista de inscritos visite a página oficial: http://www.ralivm.com/entryList/index.cfm.

DIA 1:
Como anteriormente referido, a prova arranca amanhã com a super-especial da Avenida do Mar. Com 2,28 km de extensão, a classificativa é o grande aperitivo do rali e, claro, é um dos momentos altos do mesmo, uma vez que atrai milhares de espectadores à baixa funchalense, com o intuito de assistir ao habitual espectáculo que os pilotos oferecem.

Avenida do Mar - 1.ª Prova Especial (clique para aumentar).
Resta salientar que a RTP-Madeira irá cobrir cerca de 17 horas do Vinho Madeira, onde se inclui a transmissão em directo da primeira especial da prova.

Fonte: ralivm.com

Sem comentários: