terça-feira, setembro 27, 2011

Liga dos Campeões (Grupo C): Chuta-chuta resolve na Arena


FC Otelul 0 x 1 SL Benfica (Bruno César 40')
Quatro anos depois o Benfica voltou a vencer fora de portas na principal competição europeia. Os encarnados foram à Arena de Bucareste bater o Otelul por 1-0, com um golo do "chuta-chuta", e estão na frente do Grupo C, em igualdade pontual com o Basileia, que surpreendentemente foi a Old Trafford empatar com o Manchester United.

Jogo morno, muito morno na capital romena. Ainda que num ritmo lento, o Benfica dominou por completo a primeira partida fora da Catedral nesta fase de grupos da Liga dos Campeões. A equipa orientada por Jorge Jesus podia, se quisesse, ter alcançado um resultado volumoso, visto que o campeão romeno é um conjunto sem nível para esta prova. Os encarnados entraram no encontro com várias oportunidades para chegar à vantagem, mas foram revelando pouca clarividência na hora de finalizar e só a partir da meia hora começaram a exercer uma maior pressão à frágil defesa do Otelul. Como consequência, Bruno César inaugurou o marcador à passagem do minuto 40: Gaitán, com uma grande assistência, serviu o "chuta-chuta", que na cara de Gravohac não perdoou.

Bruno César resolveu a partida de Bucareste.
No regresso dos balneários, esperava-se que o Benfica procurasse rapidamente o golo da tranquilidade. Mas não. O conjunto benfiquista continuou num ritmo de treino e nem as substituições que Jesus efectuou mudaram o rumo dos acontecimentos. Sem o mago Aimar no onze, a equipa da Luz sentiu muitas dificuldades para "arrumar" o sector ofensivo e quando o fez, faltou a eficácia demonstrada noutros jogos - que o diga Cardozo, que no minuto 80 teve uma soberana oportunidade de ampliar a vantagem. Os encarnados não "mataram" o jogo e nos instantes finais o Otelul podia ter chegado à igualdade, mas Artur voltou a resolver com uma boa defesa, no lance mais perigoso da equipa romena em toda a partida. Vitória sem contestação, mas demasiada suada, tendo em conta a qualidade do opositor.

No outro jogo do Grupo C, o Basileia protagonizou a maior surpresa da noite europeia. Os suíços foram a Manchester "roubar" 1 ponto ao favorito United, que neste momento está no 3.º lugar. A equipa de Nani - que não foi titular - esteve a vencer 2-0, permitiu a reviravolta e chegou ao empate já ao cair do pano. Nas restantes partidas, destaque para os triunfos do Real Madrid, do Bayern e do Inter.

Outros Resultados:
Grupo C - Man. United 3 x 3 FC Basileia (Welbeck 16 e 17', Young 90'; F. Frei 58', A. Frei 60' e 76' p)
Grupo A - Nápoles 2 x 0 Villarreal (Hamsik 15', Cavani 17' p)
Grupo A - Bayern Munique 2 x 0 Man. City (Mario Gómez 38' e 45'+1')
Grupo B - CSKA Moscovo 2 x 3 Inter (Dzagoev 45'+4', Vágner Love 77'; Lúcio 6', Pazzini 23', Zárate 79')
Grupo B - Trabzonspor 1 x 1 Lille (Colman 75' p, Sow 30')
Grupo D - Real Madrid 3 x 0 Ajax (Ronaldo 25', Kaká 41', Benzema 49')
Grupo D - Lyon 2 x 0 Dínamo Zagreb (Gomis 23', B. Koné 42')

Classificação (Grupo C):
Próxima Jornada (Grupo C) - 18 de Outubro:
FC Otelul x Man. United (19:45)
FC Basileia x SL Benfica (19:45)

Sem comentários: