sexta-feira, setembro 09, 2011

Liga Zon Sagres (Jornada 4): Trunfo escondido no banco


FC Porto 3 x 0 V. Setúbal (Moutinho 53', James 75', Belluschi 88')
O FC Porto recebeu e venceu o V. Setúbal e sabe que vai continuar isolado na frente do campeonato após a 4.ª jornada, com 12 pontos. Depois de um primeiro tempo "cinzento", em que ainda assim atirou três bolas à trave, a equipa de Vítor Pereira melhorou imenso na segunda parte, com João Moutinho em grande evidência.

Os azuis e brancos realizaram uma má primeira parte. Sem Hulk e Moutinho no onze inicial - ficaram ambos no banco de suplentes -, o FC Porto sentiu muitas dificuldades para construir jogadas estruturadas, com princípio, meio e fim. Mesmo com as três bolas aos ferros da baliza sadina, por intermédio de Souza, Rolando e Kléber, a equipa campeã nacional demonstrou um futebol desconectado e jogado num ritmo sonolento. Do lado do Setúbal a táctica era evidente: defender bem e quando possível tentar contra-atacar. O facto é que os sadinos, pese embora os bons primeiros 20 minutos, não efectuaram nenhum remate à baliza de Helton no decorrer da primeira parte.

Moutinho entrou e desbloqueou o marcador no Dragão.
Insatisfeito com o rendimento da equipa, o técnico portista lançou, após o intervalo, Moutinho no lugar de Sousa, e desde logo a fluidez do jogo portista aumentou. O médio ex-Sporting deu logo nas vistas quando assistiu Defour, que só não deu golo porque o cabeceamento do belga foi travado com uma defesa espectacular de Diego. Aos 53', Moutinho inaugurou o marcador num bom remate de longe, com o guarda-redes brasileiro a ficar mal na fotografia, visto que podia ter feito bem melhor.

 Em desvantagem, o treinador sadino também mexeu na equipa e foi João Silva - entrou aos 59' - que teve nos pés as melhores ocasiões de golo, sempre com boa resposta de Helton. O conjunto de Setúbal começou a acreditar que era possível chegar ao empate, até que Hulk entrou para acabar com as esperanças sadinas. O 2-0 surge na sequência de uma grande jogada colectiva dos azuis e brancos, com o brasileiro a assistir James Rodríguez (75'). A partir desse momento, o Porto dominou por completo os acontecimentos e chegou ao resultado final no minuto 88', com mais um bom remate, desta feita de Belluschi. Vitória justa da melhor equipa em campo.

Sem comentários: