quinta-feira, outubro 27, 2011

Liga Tahiti (Jornada 8): Vitória com sabor a whiskey velho


Aí está o regresso de Jack Daniel's às boas prestações, fez 72 pontos, a melhor pontuação até à data em 2011/12. Daniel Rodrigues é um verdadeiro dinossauro da Liga Tahiti e foi mesmo o primeiro treinador de sempre a sagrar-se campeão. Esta pontuação fez o treinador da Corujeira, Monte, subir duas posições e colocar-se a apenas 10 pontos da linha de água, onde está (ainda) a salvo Apito Queimado V, outro treinador ex-campeão.

Apenas 8 concorrentes participaram na primeira edição da Liga, mas a sua conquista é incontestada. Em 2007/08 a Liga Record jogava-se em moldes diferentes, os puritanos achavam-na muito mais difícil do que nos dias de hoje.

Vamos a factos. Nas duas primeiras épocas das competições tahitianas, os defesas dividiam-se em 4 centrais e 4 laterais. O meio campo era composto obrigatoriamente por 3 médios-centro, 3 médios-ala e 2 número 10 (apenas em 07/08), o que trazia grande dificuldade à constituição das equipas. Era impossível fazer um 11 com 3 avançados - como está na voga agora -, e não haviam as facilidades de transferências mensais, escolha de capitão, nem a regra mais polémica da nossa Liga... as férias. Para além do mais, o "Colosso da Corujeira" foi o único concorrente da história tahitiana a ficar nos 500 primeiros a nível nacional. É obra, logo foi um campeão mais do que justo.

Para além da vitória semanal de Jack Daniel's houve mais motivos de interesse nesta Jornada 8. Carvalheiro FC foi o pior da ronda mesmo pontuando 56 pontos, um registo recorde. Nunca um treinador que tivesse sido o último da semana tinha somado tantos pontos, isto muito por culpa dos principais goleadores da Liga Zon Sagres terem facturado na última semana.

Na frente, Club Sport Monte curvou a história e segue para a segunda semana como líder, mesmo com muitos concorrentes a morderem-lhe os calcanhares, qualquer erro é fatal nesta altura. Já na zona de despromoção, algumas mexidas, mas continuam as mesmas 4 equipas no sítio mais incómodo da tabela. A emoção continua.

Sem comentários: