sexta-feira, outubro 07, 2011

Selecção Nacional (Euro'2012): Portugal pica gelo a caminho do Euro


Portugal 5 x 3 Islândia (Nani 13' e 21', Postiga 44', Moutinho 81', Eliseu 87'; Jonasson 48' e 67', Sigurdsson 90'+4' p)
Triunfo tremido para a selecção portuguesa. Com um resultado de 3-0 ao intervalo, ninguém imaginava que Portugal passasse por tantas dificuldades no segundo tempo, onde sofreu três golos de um conjunto que até este jogo não tinha facturado fora de portas. Valeu a vitória, que coloca a selecção lusa a 1 ponto de garantir o 1.º lugar do Grupo H e consequente qualificação directa para o Europeu'2012.

A vitória frente aos islandeses foi mais complicada do que era previsto, num jogo que acabou por valer pelo festival de golos. A partida do Dragão começou equilibrada e a primeira grande oportunidade de golo pertenceu à Islândia, quando, aos 7 minutos, Rui Patrício teve de efectuar uma grande defesa a cabeceamento de Jonsson. Portugal tinha dificuldades em criar perigo, mas só precisou da primeira oportunidade para facturar: Moutinho bateu um canto curto para Eliseu, que centrou para a cabeçada perfeita de Nani (13').

Minutos depois, e sem criar um grande caudal ofensivo, o extremo do United ampliou a vantagem lusa, aproveitando da melhor forma um erro de Jonsson. Os islandeses, que haviam começado muito bem, acusaram em demasia o segundo golo lusitano e, depois de um canto, a bola sobrou na direita para Bruno Alves, que olhou para a área e colocou-a em Hélder Postiga, para este bater Magnusson.

Nani bisou no triunfo tremido da selecção lusa.
A segunda parte começou, praticamente, com um "tiro" de Cristiano Ronaldo à barra, mas, logo depois, os nórdicos marcaram num cabeceamento de Jonasson (48'), assistido, também de cabeça, por Jonsson. Parecia um merecido golo de honra, mas... os islandeses voltaram a marcar aos 68 minutos, numa nova combinação entre Jonsson e Jonasson, com o último a bisar de calcanhar após um canto. 

O público assustou-se, soltando-se mesmo alguns assobios, mas, após alguns tremeliques em bolas paradas, João Moutinho (81') e Eliseu (87') devolveram a tranquilidade às bancadas. Uma grande defesa de Patrício e a entrada de Nuno Gomes trouxeram mais festa ao Dragão, com os adeptos a saírem satisfeitos, os mesmos que ainda viram o oitavo golo da noite, apontado de penálti por Sigurdsson (90'+4'), após uma falta de Rolando, que escapou ao vermelho.

Agora, tudo irá decidir-se na terça-feira em Copenhaga. Um empate é o que basta a Portugal para não falhar, pela sétima vez consecutiva (desde o Euro'2000), uma grande competição, sendo que até a derrota poderá ser suficiente. Missão acessível para os comandados de Paulo Bento, que ainda não perdeu qualquer jogo oficial como seleccionador nacional.

Portugal: Patrício, J. Pereira, Rolando, Alves, Eliseu, Meireles (Veloso 59'), Martins (Micael 72'), Moutinho, Nani, Ronaldo e Postiga (Nuno Gomes 89').

Islândia: Magnusson, K. Sigurdsson, Gudmunsson (Finbogasson 81'), Jonsson, G. Sigurdsson, Valgardsson, Bjarnasson, Saevarsson, Gunnarsson, Gislason e Jonasson (Vihjálmsson 89').

Classificação Grupo H:

Sem comentários: