segunda-feira, novembro 28, 2011

Liga Zon Sagres (Jornada 11): Guimarães superior no duelo de Vitórias


V. Guimarães 3 x 0 V. Setúbal (Toscano 53' e 73', Edgar 68' p; Ney 54', Ricardo Silva 67')
O V. Guimarães conseguiu nesta segunda-feira o terceiro triunfo consecutivo na liga portuguesa, ao derrotar na cidade berço o V. Setúbal por 3-0, na partida que encerrou a 11.ª jornada, e ascendeu ao 8.º lugar da classificação. Foi mais forte o Vitória nortenho, especialmente após as duas expulsões para o conjunto sadino.

Os minhotos vinham de uma eliminação da Taça de Portugal por uma equipa da Liga de Honra, o Desp. Aves, mas apesar dos reparos de Rui Vitória sobre a passividade patenteada nesse jogo, a verdade é que a sua equipa pouco mostrou de diferente na primeira parte. O Vitória de Guimarães teve mais posse de bola e tentou imprimir um ritmo rápido, mas esbarrava sempre numa compacta defesa sadina, que apostou no contra-ataque para surpreender os homens da casa. E as melhores ocasiões no primeiro tempo pertenceram mesmo ao conjunto visitante, com remates perigosos de Neca (19') e Jorge Gonçalves (32'), este depois de um cruzamento que quase traía Nilson.

O Vitória de Guimarães alcançou o terceiro triunfo consecutivo.
Contudo, os vimaranenses chegaram bem cedo ao golo na etapa complementar, praticamente no primeiro lance de ataque. Bruno Teles cruzou com conta, peso e medida, para um cabeceamento exemplar de Toscano, que não deu hipóteses de defesa a Diego. Logo depois, nova contrariedade para o Setúbal, com Ney a receber o segundo amarelo e consequente vermelho. Para piorar a situação sadina, aos 67 minutos Ricardo Silva também foi tomar banho mais cedo, após cortar com o braço um remate com selo de golo de Nuno Assis, mesmo no coração da área setubalense.

Além da expulsão, o árbitro assinalou grande penalidade, que Edgar não desperdiçou, facturando assim o 8.º golo na liga. A jogar com mais dois elementos, o Guimarães geriu o jogo a seu bel-prazer, chegando ao terceiro golo por Toscano, novamente de cabeça, desta feita em resposta a um cruzamento de Alex. Triunfo importante para o conjunto vimaranense, que continua a recuperar posições, enquanto o Setúbal foi ultrapassado pelo seu adversário e tem apenas 3 pontos de vantagem sobre a linha de água. 

Classificação (após 11.ª jornada):
(actualizado a 29/11, às 13:34)

Sem comentários: