terça-feira, dezembro 06, 2011

Liga dos Campeões (Grupo G): Nulo frustrante elimina dragões


FC Porto 0 x 0 Zenit
O campeão nacional está fora da Liga dos Campeões. À entrada para a última jornada, o FC Porto estava obrigado a triunfar para seguir em frente, realizou uma excelente exibição, insuficiente para quebrar uma densa barreira defensiva dos russos. Grande destaque para Malafeev, guarda-redes do Zenit, que por várias vezes evitou o golo portista. O conjunto orientado por Vítor Pereira segue agora para a Liga Europa, enquanto a equipa de São Petersburgo qualifica-se para os oitavos de final, junto com o APOEL, que perdeu frente ao Shakhtar, o último classificado do grupo, por 2-0.

Os instantes iniciais da partida mostraram algum nervosismo de ambas as equipas, mas esse cenário rapidamente ficou para trás, com Djalma a ter uma soberana oportunidade para inaugurar o marcador logo aos 6 minutos, depois de um excelente passe de João Moutinho, valendo ao Zenit a brilhante intervenção de Malafeev. Embalados pelo entusiasmante apoio dos seus adeptos, os dragões assumiram definitivamente o controlo do jogo, sucedendo-se várias ocasiões perigosas junto à baliza russa. A pressão dos homens da casa levava a que o Zenit raramente aparecesse no meio campo contrário, mas a elevada concentração de jogadores à entrada da área dos russos ia manietando o campeão português.

Dragões falham apuramento depois do nulo frente ao Zenit.
Num jogo do tudo ou nada, Vítor Pereira não hesitou e tornou a sua equipa ainda mais ofensiva ao intervalo, colocando Kléber no lugar de Defour. A aposta quase rendeu frutos aos 49 minutos, com o avançado brasileiro a estar envolvido numa jogada onde a bola sobrou para Hulk que, em boa posição, errou o alvo. Apenas dois minutos depois, James Rodríguez fez quase tudo bem, mas o seu remate também falhou por muito pouco a baliza russa. O golo portista espreitava a cada lance de ataque, mas a ansiedade e igual dose de precipitação teimavam em deitar tudo a perder. As ocasiões de perigo iam acumulando-se e, ora por falta de pontaria dos azuis e brancos, ora por brilhantes intervenções de Malafeev, os dragões não conseguiram desbloquear o marcador.

Com o nulo final, a equipa campeã nacional falhou o apuramento para a próxima fase da liga milionária, enquanto os russos qualificaram-se na 2.ª posição do grupo G. Pese embora o resultado negativo, o FC Porto realizou uma das melhores exibições da época, plena de bom futebol, pecando apenas no capítulo da finalização. Tal como referiu Vítor Pereira, os portistas não falharam o apuramento neste encontro e é mesmo caso para dizer que o empate foi muito injusto, mas o adeus à Liga dos Campeões nem por isso, dada as prestações miseráveis dos dragões frente aos cipriotas do APOEL, que surpreendentemente qualificaram-se no 1.ª lugar.

Outros Resultados:
Grupo G - APOEL 0 x 2 Shakhtar Donetsk (Luiz Adriano 62', Seleznyov 78')
Grupo E - Chelsea 3 x 0 Valencia (Drogba 3' e 76', Ramires 22')
Grupo E - Genk 1 x 1 Bayer Leverkusen (Vossen 30'; Derdiyok 79')
Grupo F - Borussia Dortmund 2 x 3 Marselha (Blaszczykowski 23', Hummels 32' p; Rémy 45'+4', Ayew 85', Valbuena 87')
Grupo F - Olympiacos 3 x 1 Arsenal (Djebbour 16', David Fuster 36', Modesto 89'; Benayoun 57')
Grupo H - Barcelona 4 x 0 BATE Borisov (Sergi Roberto 35', Montoya 60', Pedro 63' e 89' p)
Grupo H - Viktoria Plzeñ 2 x 2 AC Milan (Bystroñ 89', Duris 90'+3'; Pato 47', Robinho 48')

Classificação Grupo G:
Equipas qualificadas para os Oitavos de Final:
Chelsea, Bayer Leverkusen, Arsenal, Marselha, APOEL, Zenit, Barcelona e AC Milan.

Equipas qualificadas para a Liga Europa:
Valencia, Olympiacos, FC Porto e Viktoria Plzeñ.

Fonte: uefa.com

(actualizado a 07/12, às 14:34)

Sem comentários: