domingo, janeiro 22, 2012

Liga Zon Sagres (Jornada 16): Galo insuficiente para suster o líder


Benfica 3 x 1 Gil Vicente (Óscar Cardozo 27', Rodrigo 73', Pablo Aimar 74'; Rodrigo Galo 40')
O Benfica venceu o Gil Vicente por 3-1 mas não teve tarefa fácil. Os gilistas estiveram empatados na Luz até ao minuto 72, mas viram Rodrigo e o suplente Aimar resolver a partida em apenas dois minutos. Curiosamente, os três golos encarnados foram apontados pelos três jogadores que até hoje estiveram em dúvida para este encontro.

Como se esperava o Benfica entrou a dominar mas sem criar oportunidades. Cardozo ainda ameaçou de cabeça numa espécie de preparativo do que viria a seguir. Aos 27 minutos o paraguaio marcou de cabeça após livre de Nolito. Os encarnados não forçaram o segundo e o Gil Vicente aproveitou para marcar por Rodrigo Galo num lance em que, diga-se, Artur podia ter feito melhor.

Os encarnados tiveram que sofrer para bater um Gil bem organizado na defesa.
A segunda parte foi, durante cerca de 25 minutos, de sofrimento para os encarnados. Muitos nervos, muita ansiedade mas o golo acabou mesmo por surgir aos 72 minutos por Rodrigo, com Aimar logo de seguida a marcar o terceiro e a matar o jogo. A vitória permite ao Benfica manter os dois pontos de vantagem para o FC Porto. Já o Gil Vicente foi ultrapassado pelo Nacional e ocupa agora a 11.ª posição.

FC Porto 3 x 1 V. Guimarães (Rolando 19', Moutinho 46', James Rodríguez 76' p; Faouzi 59')
O FC Porto recebeu e venceu o Vitória de Guimarães, por 3-1, e continua a pressionar o Benfica no topo da tabela. Boa exibição da equipa azul-e-branca, num jogo que marcou a estreia de Danilo (ex-Santos), ele que foi utilizado no centro do terreno.

Elogios à prestação das duas equipas na primeira parte. O FC Porto, como lhe competia, cedo mostrou o que queria e pressionou o adversário no seu meio-campo defensivo. O Vitória, que procurava a terceira vitória consecutiva no campeonato, não se encolheu e encarou o campeão nos olhos.

O golo de Rolando, ao minuto 19, permitiu ao FC Porto recolher aos balneários na frente do marcador. João Paulo protagonizou o lance de maior perigo dos minhotos nos 45 minutos iniciais, valendo aos azuis-e-brancos um corte providencial de Otamendi em cima da linha.

Dragões cumprem frente a um Vitória aguerrido.
A segunda parte abriu com o segundo golo do FC Porto, apontado por João Moutinho no minuto 46. O Vitória não atirou a toalha e foi premiado aos 59 minutos, quando Faouzi, recém-entrado em campo, reduziu a desvantagem.

Vítor Pereira lançou Danilo aos 68 minutos e seria já com o brasileiro em campo que os dragões sentenciariam o triunfo, através de uma grande penalidade convertida por James Rodríguez, na sequência de uma falta cometida sobre o colombiano.
(actualizado às 22:31)

Sem comentários: