quarta-feira, fevereiro 22, 2012

Liga dos Campeões (Oitavos-de-Final): Surpresa suíça, desilusão italiana


FC Basileia 1 x 0 Bayern Munique (Stocker 86')
Os helvéticos continuam a surpreender na Liga dos Campeões. Depois de deixar o Man. United no terceiro lugar do grupo C, onde estava também o Benfica, o Basileia fez nova vítima, ao derrotar por 1-0 o colosso Bayern Munique, num jogo a contar para a primeira mão dos oitavos-de-final da liga milionária.

A primeira parte foi extremamente equilibrada e o empate que se registava ao intervalo adequava-se, mas a verdade é que para haver justiça no marcador ambas as equipas deviam ter concretizado algumas das excelentes oportunidades de que dispuseram. Os bávaros entraram melhor, Ribéry em duas ocasiões esteve perto de marcar, ambas negadas por excelentes intervenções de Sommer. 

A equipa da casa reagiu e viu os postes da baliza adversária impedirem o golo. O alemão Neuer foi também chamado ao jogo, negando o tento ao experiente Streller. Com os sustos, o Bayern baixou o ritmo e a partida tornou-se menos interessante, isto após 20 minutos de elevada intensidade.
O Basileia continua a surpreender na liga milionária.
O segundo período foi bem menos emotivo, com raras ocasiões de golo, visto que o Basileia limitou-se a defender, enquanto os germânicos geriam a posse de bola com pouca velocidade. De facto, o nulo interessava ao Bayern e os seus jogadores pouco fizeram para chegar à vantagem. Já quando nada fazia prever, os suíços desbloquearam o marcador, decorria o minuto 86, através de Stocker, naquela que foi uma das poucas investidas dos locais à baliza defendida por Neuer em todo o segundo tempo.

Resultado que, apesar de curto, abre boas perspectivas para os helvéticos. É preciso relembrar que nesta edição da liga milionária o Basileia empatou em Old Trafford, assim como na Luz, sendo assim de prever muitas dificuldades para o Bayern inverter a eliminatória.

Marselha 1 x 0 Internazionale (A. Ayew 90'+3)
Um golo de cabeça de André Ayew, já em período de descontos, deu ao Olympique de Marselha uma preciosa vantagem de 1-0 sobre o Inter, e deixou os milaneses com a missão de recuperar o desaire perante o seu público. Com uma época paupérrima na Serie A, a equipa orientada por Claudio Ranieri continua sem afirmar-se e agudiza a crise que atravessa desde o início da temporada.

No Vélodrome, foi Diego Forlán, aos 11 minutos, a ter nos pés a maior ocasião do encontro para o Inter, quando na cara de Mandanda permitiu uma defesa soberba ao guardião do Marselha, que só aos 20 minutos chegou com perigo à baliza nerazzurri.
André Ayew deu vantagem ao Marselha no último minuto da partida.
A primeira parte terminava sem mais momentos relevantes, num encontro que continuaria cinzento no segundo tempo. Prova disso é o facto da primeira ocasião de perigo da etapa complementar ter surgido apenas aos 74 minutos, quando Dejan Stankovic rematou à figura de Mandanda.

No entanto, os franceses acabariam por lograr o golpe de teatro aos 90'+3, quando o ganês André Ayew fez o 1-0 na sequência de um canto batido por Valbuena, no último lance da partida, dando assim vantagem ao Marselha nos oitavos-de-final da Champions.

(actualizado às 22:20)

Sem comentários: