terça-feira, fevereiro 14, 2012

Liga Europa (16 Avos-de-Final / 1.ª Mão): Apuramento hipotecado


SC Braga 0 x 2 Besiktas (Hélder Barbosa 29'; Sivok 37', Simão 58')
Um dos segredos para o SC Braga ter chegado à final da última edição da Liga Europa foi não ter sofrido qualquer golo em casa. Leonardo Jardim pediu para que essa tendência continuasse contra o Besiktas, mas a equipa de Carlos Carvalhal não foi de modas e venceu por 0-2 na Pedreira. Um resultado que deixa os turcos em excelente posição para seguir em frente para os oitavos-de-final. A jogar em casa, teoricamente, a tarefa do Besiktas será mais fácil e, após o que se viu na cidade dos arcebispos, o SC Braga terá que ser muito melhor se ainda quiser ter uma palavra a dizer na eliminatória.

A análise ao jogo tem que ser dividida em duas, mas juntando ambas as partes o Besiktas acaba por ser um justo vencedor porque foi eficaz nas poucas ocasiões que criou. Oportunidades de perigo, de resto, foi algo que praticamente não existiu do lado da equipa portuguesa.

Entre o apito inicial e os 29 minutos, o SC Braga foi melhor que o Besiktas, tendo um ligeiro ascendente sobre os turcos na partida. A equipa de Leonardo Jardim parecia segura e, apesar de não rondar muito a baliza de Cenk Gonen, o golo se surgisse segundo a lógica seria a favor dos minhotos. No entanto, à passagem da meia hora, Hélder Barbosa viu o segundo o cartão amarelo, o primeiro foi cinco minutos antes, e o jogo mudou completamente de rumo, para mal do SC Braga.
O Besiktas parte para a 2.ª mão com uma vantagem confortável.
O Besiktas passou a ser melhor e acabou por chegar ao primeiro golo aos 37 minutos, através da marcação de um pontapé de canto. Ao cruzamento de Manuel Fernandes, Tomas Sivok cabeceou com precisão e inaugurou o marcador, de nada valendo o toque de Quim na bola, antes de esta passar a linha de golo.

Ao intervalo, exigia-se mudanças no SC Braga, que perdia por 0-1 e jogava com menos um. Leonardo Jardim deixou Mossoró no balneário e fez entrar Carlão, mas a alteração não teve o efeito desejado no relvado. Os bracarenses não conseguiram ter fluidez no jogo, raramente conseguiram levar a melhor sobre o meio-campo do Besiktas e Alan, o jogador que mais podia desequilibrar nas alas, estava em dia não. E para piorar o cenário, Simão Sabrosa, que pelo Benfica já tinha marcado na Pedreira, fez o 0-2, após assistência de Manuel Fernandes.

Um lance de transição rápida após um ataque do SC Braga, que o ex-internacional português soube aproveitar da melhor forma para colocar o Besiktas em excelente posição para seguir em frente na Liga Europa, apesar da oposição de Leandro Salino na jogada. Com o 0-2 a favor da equipa treinada por Carlos Carvalhal, o SC Braga ainda foi mais abaixo e o resultado manteve-se inalterável.

Apesar de não ser uma vantagem decisiva, não deixa de ser verdade que os bracarenses têm que marcar três golos em Istambul. Não será impossível, mas pela impressão que ficou do jogo de Braga, será bastante difícil.

Fonte: zerozero.pt
(actualizado às 19:29)

Sem comentários: