domingo, fevereiro 26, 2012

Liga Zon Sagres (Jornada 20): Dragões entram líderes no clássico


FC Porto 2 x 0 Feirense (Maicon 68', James Rodríguez 72'; Luciano 57')
O FC Porto teve que suar, e muito, para vencer a equipa de Santa Maria da Feira. Os dragões resolveram a partida apenas na etapa complementar e já com mais um jogador em campo, depois de uma primeira parte muito cinzenta e onde o Feirense chegou a ameaçar a baliza de Helton.

Os dragões, ao contrário das expectativas, entraram a meio gás, que se foi perdendo ao longo dos minutos do primeiro tempo. Com um futebol lento e sem ideias, a equipa de Vítor Pereira apenas criou situações de perigo através da meia distância, ou quando aproveitou os poucos erros dos fogaceiros. Há muito mérito do conjunto da Feira, que apresentou-se bem organizado, sobretudo no meio-campo, onde recuperava muitas bolas e lançava ataques rápidos. O Feirense chegou a assustar o Dragão, mas quem mais brilhou foi Paulo Lopes, que evitou o golo com um par de boas defesas.
Maicon e James marcaram os golos no triunfo suado dos dragões.
No regresso dos balneários, o FC Porto, mesmo sem encantar, imprimiu mais velocidade e surgiu então James Rodríguez. 'El Bandido', com toda a classe, desmarcou Janko, e Luciano, numa medida desesperada, puxou o austríaco, com o árbitro a marcar grande penalidade e a mostrar o cartão vermelho ao central fogaceiro. Hulk, no frente a frente com Paulo Lopes, não conseguiu desbloquear o marcador, graças a uma excelente intervenção do experiente guarda-redes.

Ele que, 11 minutos depois, nada pôde fazer para travar o cabeceamento potente de Maicon, após um livre bem executado por James. O jovem colombiano, que entrou ainda na primeira parte a substituir o lesionado Varela, fechou a contagem aos 72 minutos (soma 9 golos na Liga) e antes disso, já Lucho tinha desferido um remate à barra. A vencer por 2-0, os azuis-e-brancos geriram o resultado, já a pensar no clássico de sexta-feira à noite.

Partida muito complicada para o campeão nacional, que viu a vida bem mais facilitada após a expulsão de Luciano. Fica na retina a excelente exibição de Paulo Lopes, ele que até este jogo nunca tinha sofrido golos no palco dos dragões. Com este triunfo, o FC Porto volta a ocupar a 1.ª posição da Liga, com os mesmos pontos do Benfica, aproveitando da melhor forma os deslizes do rival encarnado.

Sporting 1 x 0 Rio Ave (Izmailov 35')
E vão duas para o Sporting de Sá Pinto. A equipa leonina recebeu e venceu o Rio Ave e leva duas vitórias em outros tantos jogos para o campeonato sob o comando do novo técnico. Os leões mostraram outra qualidade futebolística, especialmente no primeiro tempo, com um momento de inspiração de Izmailov a resolver a partida.

Primeira parte de bom nível em Alvalade. O Sporting, ao contrário dos últimos encontros, jogou um bom futebol, fluído e veloz. O regresso de Capel à equipa titular trouxe uma nova alma ao leão, que beneficiou ainda de um Rio Ave sem complexos de inferioridade. 
Izmailov resolveu num momento de inspiração.
Os vila-condenses não estacionaram o autocarro na 2.ª circular, entraram melhor na partida e, sempre que possível, espreitavam a baliza hoje defendida por Marcelo Boeck. No entanto, como anteriormente referido, o Sporting conseguia construir boas jogadas e viu Marat Izmailov desbloquear o marcador num excelente lance individual. O russo, quando surgiu no centro do terreno, mostrou toda a sua classe e surpreendeu Huanderson com um remate de longa distância.

A equipa de Carlos Brito reagiu, João Tomás esteve perto de empatar (39'), mas foi no segundo tempo que o Rio Ave assumiu mesmo as despesas da partida. Os vila-condenses pressionaram alto e colocaram muitas dificuldades ao Sporting, que não voltou a mostrar a imagem deixada na primeira metade do encontro. Ainda assim, o Rio Ave raramente chegou com perigo à baliza leonina - excepção a um lance protagonizado por Anselmo nos minutos finais -, passando-se o mesmo do lado contrário. Valeu a boa primeira parte dos leões, que assim somam duas vitórias consecutivas na Liga e voltam a colar-se ao Marítimo na 4.ª posição.

Sem comentários: