sábado, fevereiro 04, 2012

Taça da Liga (Fase 3 / Jornada 3): Que grande galo Domingos!


GRUPO A
Sporting 0 x 1 Gil Vicente (Onyewu 53'; Cláudio 54' p, Júnior Caiçara 90'+5)
Começou mal a semana de decisões do Sporting. Os leões, que vão jogar o futuro na Taça de Portugal na próxima quarta-feira, faziam o mesmo na Taça da Liga, mas viram cair por terra a passagem para as meias-finais desta competição, com uma derrota frente ao sensacional Gil Vicente. A equipa de Paulo Alves parece disposta a dar que falar e quando pelo calendário se adivinhava um ciclo terrível para os gilistas, eis que a formação de Barcelos conseguiu superar, e de que maneira, as partidas consecutivas frente a FC Porto e Sporting.

Em Alvalade, o Gil Vicente era a única equipa que dependia de si para seguir em frente na competição. O empate era suficiente, mas os galos não fizeram por menos. Ganharam por 1-0 e voltaram a espalhar desilusão no reduto dos leões, depois da equipa de Domingos Paciência ter conseguido a primeira vitória do novo ano na semana passada.
O defesa goleador gilista decidiu a partida na marca dos onze metros.
O herói frente ao Beira-Mar, Onyewu, foi vilão contra o Gil Vicente. Não teve pernas para acompanhar o veloz Hugo Vieira, cometeu grande penalidade e, ao ver o segundo cartão amarelo, foi expulso e vai falhar o encontro com o Nacional da Madeira, a contar para a segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal.

Aos 54 minutos, Cláudio, o defesa goleador do Gil Vicente, não desperdiçou o penálti e ofereceu o triunfo à equipa de Paulo Alves, que pela primeira vez pertence ao grupo de semifinalistas da Taça da Liga e vai defrontar o SC Braga.

No entanto, o Sporting podia, perfeitamente, ter evitado passar pelo que passou. Criou várias oportunidades de golo, bem mais que o Gil Vicente, nomeadamente por intermédio de André Carrillo e Matías Fernandez, mas o guarda-redes Adriano e a fraca pontaria impediram os leões de construir uma história diferente ao jogo. O Sporting ainda ficou a reclamar de uma grande penalidade, cometida por Júnior Caiçara - que acabou por ser expulso nos instantes finais da partida - sobre Matías Fernandez, mas, obrigado a ganhar e a jogar em casa, exigia-se mais aos leões.

Moreirense 1 x 0 Rio Ave (Luís Pinto 78')
O Moreirense recebeu e venceu o Rio Ave por 1-0 em jogo do grupo A da Taça da Liga. A equipa de Moreira de Cónegos terminou a fase de grupos à frente de Sporting e Rio Ave.

Não foi uma partida de primor técnico mas o sinal mais pertenceu ao Moreirense, que criou mais lances de perigo para a baliza de Paulo Santos. Ao intervalo o nulo era lisonjeiro para o Rio Ave. Na segunda parte os vila-condenses conseguiram equilibrar mas o golo surgiu para o Moreirense aos 78 minutos, por Luís Pinto, num remate cruzado após contra-ataque conduzido por Fábio Espinho. O Rio Ave reagiu, tentou arriscar mas já não foi a tempo de igualar a partida.

Classificação:
(actualizado às 23:39)

Sem comentários: