terça-feira, março 27, 2012

Bola Fora #16: É possível, Benfica


por Bruno Fernandes


O futebol inglês seduz-me. Bola cá, bola lá, um popularismo da modalidade que carateriza bem a Premier League e a forma como as equipas que a compõem abordam os jogos. Na terça-feira, a melhor liga do Mundo, personificada no Chelsea de Di Matteo, viaja até à Luz em busca da validação de uma pré-concebida superioridade em relação aos pupilos de Jorge Jesus.

Mas é possível, Benfica. É bastante possível. O futebol inglês seduz-me e se o faz é na sua totalidade. Os blues podem – e devem - ser a exceção a uma regra que esta temporada tem caído por terra. A dupla de Manchester passou de favorita a surpresa negativa na Liga Europa e o apuramento dos londrinos, quer na fase de grupos quer nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, foi alicerçado numa enorme vontade de vencer e, posteriormente, na lufada de ar fresco que uma mudança de treinador costuma trazer.


Mas não os substimemos. Os últimos 5 jogos não são apenas fruto de uma qualquer brisa de mudança. A união do grupo e a readaptação tática implementada pelo técnico italiano – de um 4x3x3 para o 4x2x3x1 que exalta um maior equilíbrio nos processos da equipa – foram fatores essenciais para que este novo (velho) Chelsea voltasse a entusiasmar.

Mas não substimem o Benfica. United, Liverpool e Arsenal já cairam com algum estrondo aos pés dos encarnados e, tal como o futebol inglês, as saudosas noites europeias também me seduzem. Se calhar porque as equipas portuguesas também me habituaram a acreditar que contraiar o favoritismo é mostrar que somos um país com equipas talhadas para grandes momentos. E ou muito me engano ou vem aí mais um.

Liga dos Campeões: Quartos-de-Final (1.ª Mão)
SL BENFICA x CHELSEA FC
Estádio da Luz, às 19:45 (RTP 1)
Árbitro: Paolo Tagliavento (ITA)

Equipas Oficiais:

Sport Lisboa e BENFICA
1. Artur
14. Maxi 4. Luisão (C) 33. Jardel 3. Emerson
6. Javi García 28. Witsel
8. Bruno César 10. Aimar 20. Nico Gaitán
7. Cardozo


CHELSEA Football Club
1. Cech
19. Paulo Ferreira 4. David Luiz 26. Terry (C) 3. Cole
7. Ramires 12. Mikel 16. Meireles
10. Mata 9. Torres 21. Kalou
(actualizado às 18:57)

Sem comentários: