DINAMARCA
Ranking FIFA: 9.º
Alcunha: -
Melhor prestação num EURO: Vencedora (1992)
Participações em fases finais de um EURO: 9
Melhor marcador de sempre: Jon Dahl Tomasson e Poul Nielsen (52)
Melhor marcador em actividade: Dennis Rommedahl (21)
Mais internacionalizações de sempre: Peter Schmeichel (129)
Mais internacionalizações em actividade: Dennis Rommedahl (114)
Seleccionador: Morten Olsen
A Dinamarca tem um excelente palmarés nesta competição, atingindo o ponto alto na edição que decorreu há 20 anos na Suécia. Os nórdicos não se qualificaram para a fase final, sendo repescados devido à suspensão da Jugoslávia. A equipa orientada por Richard Møller Nielsen teve apenas dez dias de estágio, mas eliminou a Inglaterra e a França na fase de grupos, afastando a Holanda, detentora do troféu, no desempate por grandes penalidades na meia-final. O "conto de fadas" teve mais um capítulo na final, onde golos de John Jensen e Kim Vilfort valeram um triunfo por 2-0 sobre a Alemanha.
Os dinamarqueses estrearam-se na fase final em 1964, numa prova disputada por quatro selecções, tendo ultrapassado a fase de grupos na participação seguinte, em 1984, na qual foram eliminados pela Espanha no desempate da meia-final. A equipa nórdica voltou a ultrapassar a primeira fase em 2004, mas os três golos marcados pela República Checa no início do segundo tempo, decidiram o desfecho do embate dos quartos-de-final.
DINAMÁQUINA. Em 1992, os "repescados" dinamarqueses surpreenderam tudo e todos ao conquistarem o Campeonato da Europa. |
Neste apuramento, os dinamarqueses qualificaram-se como vencedores do Grupo H depois de baterem Portugal, por 2-1, em Copenhaga, na última jornada. A equipa da casa esteve a ganhar por 2-0 no lotado Parken Stadion, com golos de Michael Krohn-Dehli e de Nicklas Bendtner. Cristiano Ronaldo reduziu em tempo de compensação na conversão de um livre, mas não foi a tempo de impedir os nórdicos de vencerem o grupo com três pontos de vantagem.
O sucesso na qualificação baseou-se no registo perfeito em casa, com a Dinamarca a vencer os quatro jogos perante os seus adeptos e a consentir apenas o golo de Ronaldo. A equipa de Olsen reagiu bem à derrota em Portugal, na terceira jornada, e não voltou a perder nenhum desafio. O empate a um golo na Noruega e o triunfo por 2-0 na recepção aos rivais nórdicos, foram decisivos para a qualificação. Agora inseridos num grupo de extrema dificuldade, os dinamarqueses têm uma tarefa hercúlea para seguir em frente. No entanto, poderão ter uma palavra importante nas contas finais do apuramento para a fase a eliminar.
LISTA DE CONVOCADOS:
GUARDA-REDES:
1. S. Andersen (Évian)
QUALIFICAÇÃO. A Dinamarca venceu o grupo H, terminando à frente da selecção portuguesa. |
22. K. Schmeichel (Leicester)
DEFESAS:
3. S. Kjær (Roma)
4. D. Agger (Liverpool)
5. S. Poulsen (AZ Alkmaar)
6. L. Jacobsen (Copenhaga)
12. A. Bjelland (Nordsjælland)
13. J. Okore (Nordsjælland)
18. D. Wass (Évian)
MÉDIOS:
2. C. Poulsen (Évian)
7. W. Kvist (Nuremberga)
ESTRELA. Christian Eriksen é uma peça preponderante na selecção dinamarquesa. O jogador de 20 anos do Ajax é um dos maiores talentos a emergir no futebol europeu. |
14. L. Schøne (Nijmegen)
15. M. Silberbauer (Young Boys)
19. J. Poulsen (Midtjylland)
20. T. Kahlenberg (Évian)
21. N. Zimling (Club Brugge)
AVANÇADOS:
9. M. Krohn-Dehli (Brøndby)
10. D. Rommedahl (Brøndby)
11. N. Bendtner (Sunderland)
17. N. Pedersen (Groningen)
23. T. Mikkelsen (Nordsjælland)
EQUIPA BASE (4x2x1x3):
1. Andersen
6. Jacobsen 3. Kjær 4. Agger 5. S Poulsen
7. Kvist 21. Zimling 8. Eriksen
10. Rommedahl 11. Bendtner 9. Krohn-Dehli
Fonte: uefa.com
(actualizado a 06 de Junho)
Sem comentários:
Enviar um comentário