terça-feira, novembro 06, 2012

Liga Zon Sagres (Jornada 8): Liderança discutida ao golo


Os três primeiros continuam em velocidade cruzeiro, com o FC Porto a passar o Benfica por um golo e com o SC Braga colado. Uma linha da frente que parece estar a embalar e a descolar definitivamente do 'pelotão'. Mais 24 golos numa ronda com apenas um empate, no único jogo que acabou a zeros, e três vitórias fora de casa, duas delas bem surpreendentes. Quanto ao Sporting, nada de novo, o 'remédio' Vercauteren não fez efeito.

MAIS:
O sensacional Rio Ave continua a surpreender e foi a Moreira de Cónegos vencer pela primeira vez na história, reclamando mais três pontos com mais um golo do incontornável João Tomás, o quarto da temporada. Um excelente tónico para a equipa de Nuno Espírito Santo antes da recepção ao Benfica na próxima semana.
Mas esta jornada trouxe mais duas vitórias de equipas visitantes. A começar pela luta no fundo da tabela, com o Beira-Mar a conquistar o primeiro triunfo na Liga em plena Choupana (4-2). Depois foi o Estoril que, com dois golos nos últimos minutos, foi ganhar a Coimbra e complicar a vida a Pedro Emanuel.

MENOS:
Naufrágio leonino. Minuto 68, no Estádio do Bonfim: grande passe de Cristiano a isolar Meyong, que não perdoa perante Rui Patrício. As expectativas geradas com a tomada de posse de um novo treinador caíram por terra. Mais uma vez, os leões tinham entrado a perder, mas desta vez ainda chegaram ao empate, em cima do intervalo. Podia ser uma injecção de confiança, um sinal de viragem, uma nova esperança, mas o golo do camaronês acabou com tudo isso.
Depois do golo de Meyong, por sinal o sexto ao Sporting nos últimos anos, a equipa de Vercauteren nunca mais se levantou. O jogo acabou ali e nem a jogar contra dez durante mais de quinze minutos transmitiu a ideia de que a equipa de Alvalade podia sair do Bonfim com pontos. A chicotada psicológica não fez efeito e o Sporting regista o pior arranque de sempre na Liga portuguesa.

A FIGURA:
Meia dúzia de remates certeiros, melhor marcador da equipa, segundo melhor do campeonato a par de Éder. Como sempre, não foi o mais elegante dos jogadores em campo. Nunca é. Mas foi letal como o mais frio dos 'snipers'. Marcou duas vezes e se o segundo tento foi num penálti, o primeiro demonstrou tudo aquilo que é Cardozo como futebolista.

GOLO DA JORNADA:

FC Porto 5 x 0 Marítimo - Silvestre Varela fez o segundo dos dragões com um enorme remate.
CLASSIFICAÇÃO:





GOLEADORES (TOP 5):
1.º Jackson Martínez (FC Porto) - 8 Golos
2.º Éder (SC Braga) - 6
3.º Óscar Cardozo (Benfica) - 6
4.º Lima (Benfica) - 5
5.º James Rodríguez (FC Porto) - 5

Sem comentários: