sexta-feira, setembro 06, 2013

US Open (Dia 11): 'Stan the Man' elimina campeão em título


Stanislas Wawrinka protagonizou a grande surpresa da jornada ao eliminar em sets consecutivos Andy Murray, campeão em título em Flushing Meadows, para garantir o acesso às meias-finais do último Grand Slam da temporada. 6-4, 6-3 e 6-2 foram os parciais que garantiram o triunfo expressivo de Wawrinka diante do número três mundial. O suíço, campeão em título do Portugal Open, já tinha batido Murray por uma ocasião esta temporada, no Masters 1000 de Monte-Carlo, e repetiu agora a proeza em Nova Iorque, onde o britânico era um dos grandes favoritos a erguer o troféu.

Fiel ao seu estilo de jogo, "Stan the Man" entrou com tudo no court Arthur Ashe e massacrou Murray com um ténis muito ofensivo, totalizando 45 winners, contra apenas 15 por parte do adversário. Muito sólido nos seus jogos de serviço, o suíço de 28 anos, actual número 10 do ranking, converteu 88% dos pontos no primeiro serviço, sendo que nunca enfrentou qualquer ponto de break. Murray nunca teve oportunidade para impor o seu ténis, já que Wawrinka soube neutralizar com muita eficácia a direita do pupilo de Ivan Lendl, uma das suas principais armas.
Wawrinka eliminou Murray para marcar presença nas meias-finais.
Ao primeiro match-point, o colega de Roger Federer na Taça Davis não tremeu e selou aquele que foi o sexto triunfo diante de Andy Murray. Foi também a sétima vitória de Wawrinka diante de um jogador do top 10, ele que na ronda anterior já tinha eliminado o checo Tomas Berdych. Naquela que será a sua primeira presença nas meias-finais de um torneio do Grand Slam, Wawrinka vai defrontar o sérvio Novak Djokovic.

O tenista sérvio, número um mundial, apurou-se ao vencer o russo Mikhail Youzhny com parciais de 6-3, 6-2, 3-6 e 6-0. Djokovic entrou bem no encontro, aproveitando os erros cometidos pelo russo. "Nole" abriu uma vantagem de 2-0 em sets, contra um adversário teoricamente mais fácil, que ocupa actualmente o 24.º posto do ranking mundial. No entanto os problemas chegariam depois para o sérvio. No terceiro set, Djokovic começou a arriscar menos e foi vendo Youzhny atacar e subir por diversas vezes à rede.

O russo foi controlando e acabou por vencer o parcial por 6-3. Foi o primeiro set perdido por Djokovic este ano no US Open. Apesar da instabilidade vivida no terceiro set, o numero 1 do mundo não se abateu e recuperou bem no quarto parcial. O sérvio revelou o seu verdadeiro potencial esmagando Youzhny com um resultado de 6-0.

Fonte: usopen.org

Sem comentários: