É já no próximo fim-de-semana, em Melbourne, Austrália, que arranca a temporada 2014 da Formula 1, e, ao mesmo tempo, uma nova era na disciplina rainha do automobilismo. São várias as modificações nos regulamentos, que prometem animar a época.
Entre essas alterações, a mais sensível diz respeito às unidades motriz híbridas, com motores de combustão V6 Turbo (1,6 litros), que substituem os anteriores V8 (2,4), o que dará origem a um barulho menos intenso.
As dianteiras dos monolugares foram igualmente modificadas, com um nariz mais baixo e um design que originou os mais variados comentários, quase todos eles considerando que os carros estão mais feios. Nota ainda para o novo limite de gasolina por corrida (100 kg de combustível, no lugar dos anteriores 150 kg), e para algumas mudanças na qualificação.
Apesar de repetirem o papel de "cabeças de cartaz" da 65.ª edição da competição, Vettel e Red Bull iniciam a nova época envoltos num "manto" de incertezas, dada a decepcionante performance nos testes de pré-época, marcados por sucessivos problemas mecânicos no novo monolugar, que levou inclusivamente o tetracampeão a antever muitas dificuldades para sequer terminar o Grande Prémio inaugural, na Austrália.
Entre essas alterações, a mais sensível diz respeito às unidades motriz híbridas, com motores de combustão V6 Turbo (1,6 litros), que substituem os anteriores V8 (2,4), o que dará origem a um barulho menos intenso.
As dianteiras dos monolugares foram igualmente modificadas, com um nariz mais baixo e um design que originou os mais variados comentários, quase todos eles considerando que os carros estão mais feios. Nota ainda para o novo limite de gasolina por corrida (100 kg de combustível, no lugar dos anteriores 150 kg), e para algumas mudanças na qualificação.
Vettel e a Red Bull enfrentaram problemas pouco comuns na preparação da nova época. |
"Neste momento, conseguir terminar uma corrida já será um feito. Se metade dos pilotos desistir, então teremos hipóteses de amealhar alguns pontos", ironizou Vettel, depois do insucesso nos testes realizados no início do mês, no Bahrain.
O novo monolugar RB10 revelou-se um "adversário" de última hora para a escuderia anglo-austríaca, que terá de redobrar os esforços, num ano que se adivinha de enorme competição, tendo em conta o poderio de adversários como Mercedes, Ferrari e a surpreendente Williams.
O polémico Räikkönen está de regresso à Ferrari. |
No entanto, a expectativa maior este ano prende-se com o desempenho da Mercedes, que tem sido apontada como uma séria candidata ao título, não só pelo potencial dos pilotos, Lewis Hamilton (campeão em 2008) e Nico Rosberg, mas também pela supremacia que o motor da marca tem revelado, em comparação com os rivais.
Já a Williams, que este ano regressa aos motores Mercedes, poderá assumir-se como surpresa na edição deste ano e intrometer-se na luta entre o trio de favoritos, contando agora com o reforço Massa.
Depois de oito anos ao serviço da Ferrari, o brasileiro fará dupla com o ambicioso Valteri Bottas, que se destacou nos testes realizados no Bahrain.
A Mercedes mostrou-se muito competitiva nos testes de pré-época. |
O Mundial de 2014 mantém as 11 equipas do ano transacto, enquanto entre os pilotos se destacam as estreias do sueco Marcus Ericsson (Caterham), do russo Daniil Kvyat (Toro Rosso), do já referido Kevin Magnussen (McLaren-Mercedes), além do regresso do japonês Kamui Kobayashi (Caterham).
O Grande Prémio da Austrália volta a ser o primeiro de um calendário com 19 provas, registando-se o regresso do GP da Áustria, ausente desde 2003, e a estreia do GP da Rússia, que será disputado no circuito de Sochi. A 65.ª edição do Mundial de F1 arranca no domingo, em Melbourne, e termina a 23 de Novembro, em Abu Dhabi.
CALENDÁRIO:
GP AUSTRÁLIA (Melbourne): 14 a 16 de Março
GP MALÁSIA (Kuala Lumpur): 28 a 30 de Março
GP BAHRAIN (Sakhir): 4 a 6 de Abril
GP CHINA (Shangai): 18 a 20 de Abril
GP ESPANHA (Catalunha): 9 a 11 de Maio
GP MÓNACO (Monte-Carlo): 22 a 25 de Maio
GP CANADÁ (Montreal): 6 a 8 de Junho
GP ÁUSTRIA (Spielberg): 20 a 22 de Junho
GP GRÃ-BRETANHA (Silverstone): 4 a 6 de Julho
GP ALEMANHA (Hockenheim): 18 a 20 de Julho
GP HUNGRIA (Budapeste): 25 a 27 de Julho
GP BÉLGICA (Spa-Francorchamps): 22 a 24 de Agosto
GP ITÁLIA (Monza): 5 a 7 de Setembro
GP SINGAPURA (Singapura): 19 a 21 de Setembro
GP JAPÃO (Suzuka): 3 a 5 de Outubro
GP RÚSSIA (Sochi): 10 a 12 de Outubro
GP ESTADOS UNIDOS (Austin): 31 de Outubro a 2 de Novembro
GP BRASIL (São Paulo): 7 a 9 de Novembro
GP ABU DHABI (Yas Marina): 21 a 23 de Novembro
Fontes: lusa.pt; formula1.com
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