sexta-feira, março 07, 2014

WRC (México): Ogier vence super-especial de abertura


Sébastien Ogier (Volkswagen) é o primeiro comandante do Rali do México. O piloto francês venceu a super-especial de abertura, a Monster Street Stage Guanajuato, com 0,3 segundos de vantagem sobre o surpreendente Ott Tänak (Ford Fiesta R5), que na prova mexicana está inscrito no WRC-2.

"Não foi fácil, a especial era curta e muito escorregadia", comentou Ogier no final da especial nocturna. "Tivemos de adoptar uma condução cautelosa, para evitar correr riscos", referiu ainda o piloto francês, que procura recuperar a liderança do Mundial perdida na Suécia para o colega de equipa Jari-Matti Latvala.
Sebastien Ogier - Foto EPA/ Ulises Ruiz Basurto (foto LUSA)
O francês não correu riscos, ainda assim lidera a prova mexicana.
O duelo entre os dois pilotos da Volkswagen promete animar a terceira prova da temporada. Latvala, contudo, parte em desvantagem, visto que terá de 'limpar' a estrada a partir da segunda classificativa, por liderar o campeonato (a classificação da super-especial não altera a ordem de partida para a primeira etapa).

Atrás de Ogier e de Tänak ficou o norueguês Andreas Mikkelsen (Volkswagen II), a 0,4 segundos do gaulês, na frente de Kris Meeke (Citroën), que perdeu 0,6s para o líder, e de Latvala, que não foi além do quinto registo. Já Thierry Neuville (Hyundai) foi o sexto mais rápido.

Pior sorte teve o colega de equipa, Chris Atkinson, que ficou parado mais de 20s logo a seguir ao arranque para a especial. "Não sei o que aconteceu, mas desligamos e voltamos a ligar o carro e seguimos a especial”, explicou o australiano, que faz no México a sua estreia aos comandos do i20. Mikko Hirvonen foi o melhor dos pilotos oficiais da M-Sport. O piloto finlandês registou o oitavo tempo, mas já a 1,4s de Ogier.

CLASSIFICAÇÃO APÓS PE 1 (TOP 10):
1.º Sébastien Ogier / Julien Ingrassia (VW Polo R), 52,9 segundos
2.º Ott Tänak / Raigo Molder (Ford Fiesta RS), +0,3
3.º Andreas Mikkelsen / Mikko Markkula (VW Polo R), +0,4
4.º Kris Meeke / Paul Nagle (Citroën DS3), +0,6
5.º Jari-Matti Latvala / Miikka Anttila (VW Polo R), +0,8
6.º Thierry Neuville / Nicolas Gilsoul (Hyundai i20), +1,1
7.º Mads Østberg / Jonas Andersson (Citroën DS3), +1,3
8.º Mikko Hirvonen / Jarmo Lehtinen (Ford Fiesta RS), +1,4
9.º Robert Kubica / Maciej Szczepaniak (Ford Fiesta RS), +1,7
10.º Lorenzo Bertelli / Mitia Dotta (Ford Fiesta RRC), +2,3

Fontes: wrc.comautoportal.iol.pt

Sem comentários: