Todos os vencedores dos ralis que contam este ano para o IRC (Intercontinental Rally Challenge) vão marcar presença na Madeira, com excepção para Mikko Hirvonen, vencedor da primeira prova do campeonato.
Já se disputaram sete provas do IRC 2010, faltam apenas cinco para definir o novo campeão, cujas contas actuais favorecem os homens da Skoda: Juho Hanninen soma 48 pontos, enquanto Jan Kopecky já conquistou 39. Segue-se na classificação o português Bruno Magalhães (30), Guy Wilks (25) e Kris Meeke (23), todos da Peugeot.
Como é sabido Guy Wilks não vem à Madeira defender o 'leão', mas o facto dos pilotos da Skoda não conhecerem nada das estradas madeirenses poderá jogar a favor dos outros dois pilotos da Peugeot na corrida ao título, nomeadamente de Bruno Magalhães, conhecedor profundo do asfalto regional, que vem à Região mais moralizado que nunca, fruto da impressionante vitória no Sata Rally Açores, conseguida quase em cima da linha de meta. Para ganhar? Essa é aposta, que a concretizar-se vai 'travar' a estatística, pois o último português a conseguir um triunfo na prova madeirense foi Vítor Sá, em 2004.
Como foi referido já se disputaram sete provas do IRC. Tudo começou a 19 de Janeiro, no Rali de Monte Carlo, ganho por Mikko Hirvonen, piloto que disputa o WRC e que não entra para as contas do IRC. Seguiu-se o Rali de Curitiba (4 a 6 de Março), prova dominada pelo 'leão' Kris Meeke. Já no rali seguinte, da Argentina (19 a 21 de Março), o triunfo sorriu a Juho Hanninen, enquanto o colega da Skoda, Jan Kopecky, arrebatou o primeiro lugar do Rali das Ilhas Canárias (29 de Abril a 1 de Maio). De 4 a 6 de Junho disputou-se o Rali da Sardenha, em Itália, onde Hanninen bisou, passando a liderar o campeonato. Posto isto, o belga Freddie Loix, também em Skoda, venceu em casa o Rali Geko Ypres (24 a 26 de Junho). A sétima e última prova disputada até ao momento foi conquistada, como referido, por Bruno Magalhães, em terras açorianas.
O Rali Vinho Madeira, com 46 inscritos, apenas batido, até ao momento, pelo número de concorrentes que participaram na prova belga (102 inscritos), promete trazer alterações na classificação, em benefício dos pilotos da Peugeot, facto que até poderá relançar a luta pelo título de marcas - a Skoda lidera com 104 pontos, a Peugeot soma 73, enquanto a M-Sport tem 26.
Apesar das baixas de última hora, nomeadamente do último vencedor do Rali Vinho Madeira, Giandomenico Basso, a lista para 2010 honra as melhores edições da prova madeirense, pois há que contar com 17 viaturas Super 2000.
Uma palavra final para os transportes, que quase inviabilizaram a prova na região. Já há algumas equipas na Madeira, transportadas na Naviera Armas, sendo que a maior parte da caravana partiu ontem, através dos portos de Lisboa e Leixões. O restante virá amanhã, novamente a bordo da Naviera Armas, devendo chegar na segunda-feira de manhã à Região.
Saliência ainda para as longas horas de cobertura da prova, destacando-se o canal televisivo de desporto Eurosport, que fará 18 especiais sobre o Rali Vinho Madeira, programas de 30 minutos, que dará perto de nove horas de emissão da prova madeirense.
In dnoticias.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário