domingo, setembro 12, 2010

Europeu de Hóquei em Patins - Wuppertal 2010



Espanha Campeã

Depois de ter vencido a anfitriã, Alemanha, nas meias-finais do Europeu de Hóquei em Patins por 6-1, a selecção nacional sucumbiu na final perante a Espanha que se sagrou hexacampeã europeia da modalidade, num jogo que terminou com o resultado de 8-2.

A modalidade é de grande tradição em Portugal que teve o seu último grande momento de glória em 1998 com a vitória no Europeu, no culminar de quatro vitórias seguidas desde 1992. Recorde-se em 1994 e 1998 o troféu foi conquistado em solo português, no Funchal e em Paços de Ferreira, respectivamente.

Desde 1932, ano da sua primeira participação, para além de ser a selecção com mais vitórias (20), conseguiu em quase todas as suas actuações alcançar o pódio, excepção feita de dois quartos lugares, a pior classificação registada por Portugal em Europeus da modalidade. A peninsula Ibérica reparte entre si também a maior parte das vitórias em Mundiais, Portugal com 15 e Espanha com 14 vitórias.

Segundo, Paulo Alves, treinador e jogador do Infante Sagres, internacional aquando das ultimas quatro vitórias em Europeus, ''tem faltado engenho e alguém que resolva os jogos, como aconteceu no passado, e isso é necessário sobretudo quando se disputa Europeus ou Mundiais. Portugal tem imitado a Espanha, com um jogo de contenção, de expectativa, mas isso não pode acontecer. Tem de haver, talvez, mais garra.''

Sem comentários: