quarta-feira, setembro 15, 2010

Pro Evolution Soccer 2011 - Engineered for Freedom



O PES 2011, com lançamento previsto para Outubro, é o décimo jogo da série Pro Evolution Soccer. Antes de mais, acabam os insultos a João Vieira Pinto. Luis Freitas Lobos faz dupla com Pedro Sousa nos comentários do novo jogo na nossa lingua materna. Quase todos nós, membros da Liga Tahiti, já passámos horas, tardes, noites, quiçá dias ou semanas em frente à televisão ou pc premindo fervorosamente os botões de um comando com o intuito de vencer um desafio de futebol. É imperial dominar a táctica num jogo onde a técnica perfeita não existe e apenas um esforço sólido e treino árduo permitem a evolução de um jogador.

A Konami, empresa responsável pelo jogo, promete grandes inovações.  À partida, sabe-se que foi introduzida uma nova competição, a Copa Libertadores, descentralizando assim o jogo do panorama do futebol europeu. A Liga dos Campeões e a Liga Europa mantêm as suas respectivas licenças, bem como a liga de França, Itália e Holanda. O campeonato espanhol apresenta algumas equipas licenciadas (14) e das terras de Monsieur Tarik apenas duas, o Manchester United e o Tottenham Hotspur. O jogo conta ainda com mais equipas de vários países, incluindo as quatro portuguesas que já faziam parte da versão anterior, FC Porto, SL Benfica, Sporting CP e SC Braga, assim como os estádios dos ''três grandes''. O quadro de equipas jogáveis fica completo com as inevitáveis selecções nacionais, um marco vital do jogo, que relembre-se, no seu inicio apenas permitia a competição entre estas.

Aos fãs do jogo é prometido um novo controlo no passe, melhor domínio dos jogadores sem bola, nomeadamente os defesas, guarda-redes com melhores reflexos e sobretudo, motivo de muitas queixas, o físico dos jogadores passa a ser mais real. A velocidade é outro pormenor que está mais realista, o jogador deixa de poder correr desenfreadamente pelo campo sem que isso afecte o seu rendimento, quer a nível de passe, remate, desmarcação ou recuperação de bola e equilíbrio. A táctica está também melhorada e mais flexível, permitindo uma melhor gestão dos jogadores. Acima de tudo, segundo a Konami, a flexibilidade dos sistemas tácticos permite a cada jogador impor um estilo particular e individual no jogo através da conjugação de movimentos especiais que ligam dribles e fintas ou até diferentes tipos de passes.

As novidades não ficam por aqui, é possível também criar um estádio personalizado bem como finalmente jogar no modo online com as equipas criadas na Master League, uma das opções mais antigas do jogo.

Segundo a revista Playstation 3, o Pro Evolution Soccer 2011 ''proporciona um novo estilo de futebol livremente fluido e totalmente aberto''. É esperar para ver. Aqui fica o vídeo de apresentação

Sem comentários: