terça-feira, outubro 19, 2010

Bola Fora #2 - From West With Love


por Alexandre Correia


Para os que não sabem…. A Associação Desportiva Pontassolense foi fundada no ano de 1979, mas oficialmente a sua participação em competições oficiais tiveram inicio somente em 1981. Nos primeiros anos usava o estádio do Ribeira Brava, seu grande rival, onde fazia somente um treino semanal. No entanto, o estádio acabou por ficar concluído e as vitórias começaram a aparecer de forma natural.

Eu não me lembro, mas relata a velha guarda que o plantel era composto por “gajos da terra”, atletas tacticamente pouco evoluídos mas com sangue na guelra, "rijos! nada como esses brasileiros de hoje em dia”, mexiam-se dentro daquele campo de terra como peixes dentro de água, aquela era a sua praia e como eles gostavam dela… Foram esses os guerreiros que levaram o Pontassolense a campeão da 3ª divisão regional na época de 87/88. Outros dez anos passaram e o Pontassolense sagrou-se novamente campeão, não da segunda mas da primeira divisão regional.

Seguiu-se uma nova aventura, agora a nível nacional, e mais uma vez, não desapontou. Por esta altura, já a jogarmos em relvado sintético e contávamos com um plantel muito mais cosmopolita, precisamos apenas de 3 épocas na 3ª divisão nacional para consolidar a subida à 2ª divisão B. Lembro-me, como se fosse ontem, do dia em que conseguimos tal feito, jogávamos em casa, o estádio estava a romper pelas costuras, mais de mil pessoas (!) coisa nunca antes vista num campo da zona oeste insular. O que é certo que não existe ninguém por aqueles lados que não se lembre de tal dia. Cilindramos! E que festa foi! O meu avô (que de resto não bebia) chegou a casa embriagado e como ele muitos outros avós chegaram, com uma cadela enorme é verdade, mas acima de tudo cheios de orgulho no clube que viram nascer, no clube da sua terra, no clube deles e dos seus filhos!

Muitos não acreditaram que fosse possível a manutenção, mas a verdade é que conseguimos! Ficamos por lá e a verdade é que não tínhamos medo de ninguém. Na época de 2006/2007, às ordens de Lito Vidigal, estávamos a meio da primeira volta e tínhamos a melhor defesa da Europa, a par do Milan de Maldini (!), contudo a segunda volta foi desastrosa, morremos na praia, os sacanas do Freamunde passaram-nos à frente na recta final do campeonato, que azar! Que azia! Estivemos mais perto do que nunca da segunda de honra e deixamos fugir a oportunidade, no entanto o nosso valor era inquestionável! Tão inquestionável que voltamos a ser vice na época que se seguiu.

Nem tudo são rosas…….
A Associação Desportiva Pontassolense já passou por melhores dias, nos dias que correm este colosso futebolístico do oeste madeirense está a ser assolado por uma crise financeira intensa, falando-se já em falência. Como consequência da impossibilidade de pagar os salários mais elevados perdeu grande parte do seu plantel, incluindo os jogadores-chave de épocas anteriores. Neste momento somos o penúltimo classificado da zona norte, com apenas 1 ponto conseguido em 4 jogos. A descida é um cenário muito provável mas também evitável!

Cresci naquela casa e por lá passei mais de 10 anos como jogador, é indescritível o carinho que sinto pelo clube e a tristeza pela sua situação actual.
FORÇA PONTASSOLENSE !

PS: Não és o grande de Portugal, mas és sem dúvida o grande da minha terra.

Sem comentários: