quarta-feira, outubro 20, 2010

Liga Zon Sagres - Jornada 8


A Liga Zon Sagres está de volta, após duas semanas de interrupção, com a jornada 8. Jornada essa que arranca Sexta, com o encontro Académica x Nacional. Os madeirenses enfrentam o actual 4º classificado e em caso de vitória ultrapassam o opositor na tabela classificativa. Ainda assim, certamente não será um jogo fácil para os alvinegros, visto que a briosa é uma equipa organizada e com forte pendor ofensivo.

No Sábado, destaque para o duelo entre os Vitórias, jogo interessante para acompanhar. De um lado há uma equipa sadina que tem por base a sua organização defensiva e posse de bola. Do outro, há um Guimarães com uma das melhores equipas na Liga Portuguesa, forte em todos os aspectos, mas que privilegia os ataques rápidos. Para aumentar o interesse neste jogo, os vimaranenses encontram-se no grupo dos segundos classificados e, em caso de vitória, poderão vir a ser um dos beneficiados do embate entre minhotos e algarvios. Para tal, terão que garantir os três pontos, mas o Setúbal, pelo que já demonstrou, tem uma palavra a dizer e o factor "casa" poderá influenciar no resultado.

Ainda no mesmo dia, como já foi referido, os actuais vice-campeões recebem os algarvios de Olhão. O Braga, moralizado com a histórica vitória na Liga dos Campeões, é claro favorito, contudo a equipa de Daúto Faquirá tem-se apresentado muito consistente e apenas perdeu pontos por uma vez, o que neste momento garante-lhes estar no segundo posto, à frente do opositor desta jornada. O jogo adivinha-se renhido, mas as individualidades minhotas poderão fazer a diferença.

Já no Domingo, o Marítimo recebe nos Barreiros a Naval, na reedição da 3ª eliminatória da Taça de Portugal, onde, relembre-se, os verde-rubros venceram por 0-2 na Figueira da Foz. Todavia, não há dois jogos iguais e a história poderá ter um desfecho bem diferente, até porque são competições distintas. Quanto às equipas, a insular encontra-se com a moral em alta, após a primeira vitória em competições oficiais portuguesas e poderemos apontar-lhe como favorita à obtenção dos três pontos. Até porque, do outro lado, a Naval parece não encontrar soluções para a crise em que se encontra e nem a "chicotada psicológica" serviu-lhes de muito. Mas a necessidade de se reencontrar com os bons resultados para fugir aos lugares de descida, poderá influenciar no espírito da equipa da Figueira. É de salientar que, em caso de vitória, o Marítimo ultrapassará o adversário e sairá da zona de despromoção.

Ainda no Domingo, o Sporting recebe o último classificado, o Rio Ave. Os leões necessitam da vitória para não deixarem fugir (ainda mais) os lugares cimeiros e para esquecerem o péssimo resultado da 7ª jornada. Contudo, os vila-condenses vão a Alvalade para discutir o jogo, visto que não têm nada a perder, muito pelo contrário. O Rio Ave, em caso de derrota, poderá ver o seu caminho para a manutenção bem complicado e isto quando ainda não se jogou 1/3 do campeonato. O Sporting, actual 10º classificado, é obrigado a ganhar se ainda quiser discutir o título e se outro resultado vier a manifestar-se, a equipa de Alvalade coloca em causa toda a restante época, até os lugares de acesso às competições europeias.

A fechar o dia, o Benfica desloca-se ao Algarve para defrontar o Portimonense. Os encarnados são clarissimos favoritos à obtenção dos três pontos e muito dificilmente a equipa de Portimão poderá discutir a vitória no encontro. O conjunto orientado por Jorge Jesus é muito superior ao Portimonense em todos os aspectos e nem o factor casa deverá influenciar no encontro, uma vez que o Estádio do Algarve certamente será invadido por uma multidão benfiquista.

FC Porto e U. Leiria fecham a jornada 8, num encontro que se disputa na Segunda. Os dragões, líderes do campeonato, apresentam-se como principais candidatos à vitória. Os leirienses, agora também orientados por Sá Pinto, surgem no Dragão após uma surpreendente derrota na Taça de Portugal, frente ao União da Madeira, e o objectivo passará por limpar a má imagem deixada no passado fim-de-semana. Por outro lado, os azuis e brancos são a única equipa invicta na competição, mas perderam pontos pela primeira vez na jornada anterior e, jogando em casa, a vitória será o único propósito.

Sem comentários: