sábado, fevereiro 12, 2011

TOP 5 Juventus - #2 Zinédine Zidane


Zinédine Zidane, dispensa muitas mais apresentações. Nasceu em Marselha, a 23 de Junho de 1972. Um verdadeiro génio no mundo do futebol, considerado por muitos como um dos melhores futebolistas de sempre. Zidane começou a sua carreira no Cannes em 1988, sendo transferido para o Bordéus em 92. Aí, conquistou o seu primeiro troféu, quando venceu a Taça Intertoto na época 94/95. No ano seguinte, Zizou foi a principal arma dos franceses na brilhante prestação na Taça UEFA, que culminou com a derrota na final frente ao Bayern Munique. 

A excelente temporada que realizou no Bordéus, fez com que chamasse a atenção dos colossos europeus. Em 1996, foi contratado pelo campeão europeu Juventus e desde logo assumiu-se como uma peça fundamental no esquema de Marcelo Lippi. Na época de estreia conquistou o Scudetto, Supertaça Europeia e a Taça Intercontinental, além de ter chegado à final da Liga dos Campeões. Os troféus e a brilhante forma de jogar, valeram-lhe o prémio de melhor jogador estrangeiro da Serie A. No ano seguinte, a história repetiu-se: venceu o campeonato, mas voltou a perder na final da Champions, deixando um sabor amargo na boca. Contudo, foi nesse mesmo ano que Zidane chegou ao topo mundial, depois de vencer o Campeonato do Mundo, ao serviço da selecção gaulesa. Foi eleito pela primeira vez como o melhor jogador do mundo pela FIFA e pela France Football. Nos anos seguintes, atravessou o seu pior período ao serviço da vecchia signora, depois de o clube italiano não conquistar qualquer título durante quatro anos seguidos. Ainda assim, no ano 2000 foi novamente eleito como o melhor do mundo, depois de conquistar o Campeonato da Europa.

Na época 2001/2002, transferiu-se para o Real Madrid por exorbitantes 77 milhões de euros. Foi ao serviço dos merengues que conquistou a única Liga dos Campeões, logo no ano de estreia. Na temporada seguinte venceu La Liga, a Supertaça Europeia e a Taça Intercontinental, que fizeram com que conquistasse pela terceira vez o prémio de melhor do mundo. Colocou um fim à sua carreira em 2006, depois de representar a selecção francesa no Mundial'2006. Zidane foi herói e vilão, já que carregou os Bleus até à final da competição, onde viria a ser expulso por uma agressão ao italiano Materazzi. Pese embora esse episódio, Zizou foi dos melhores que vimos jogar, transbordava classe e talento por todos os lados. A sua genialidade deixa saudades.

CARREIRA:
1988 a 1992 - Cannes (FRA)
1992 a 1996 - Bordéus (FRA)
1996 a 2001 - Juventus (ITA)
2001 a 2006 - Real Madrid (ESP)

Sem comentários: