quinta-feira, abril 28, 2011

Liga Europa: Meias Finais - Antevisão


Pela primeira vez, três clubes portugueses marcam presença nas meias finais de uma competição europeia, neste caso a Liga Europa, o que, à partida, garante uma equipa nacional na final da competição, no Dublin Arena, na capital do Eire, a 18 de Maio. Benfica, SC Braga (iniciaram as provas da UEFA na Champions) e FC Porto estão, assim, a 180 minutos do sonho europeu, depois de um percurso sensacional, é certo, e que só não é inédito no panorama internacional porque, em 1979/80, quatro clubes da antiga República Federal da Alemanha (Bayern Munique, Borussia Monchengladbach, Estugarda e Frankfurt) discutiram entre si a passagem à final da então Taça UEFA.

Pela primeira vez, também, uma eliminatória exclusivamente portuguesa nas competições europeias, com o Estádio da Luz a receber a 1.ª mão das meias finais entre Benfica e Sp. Braga. Dois clubes que transitaram da Liga dos Campeões (o Atlético Madrid, vencedor da primeira Liga Europa em 2009/10, também caiu da Champions) e que na pretérita temporada, a nível interno, protagonizaram uma sensacional corrida a dois, até ao derradeiro jogo do campeonato, pela conquista do título. 

Benfica e Braga discutem a passagem à final da Liga Europa.
Este ano de 2011, e na Liga Europa, o Benfica regista 4 vitórias e 2 empates (Paris e Eindhoven), tendo vencido todos os jogos disputados no seu estádio; o Braga conseguiu 2 vitórias e 3 igualdades nos últimos 5 jogos e chega a esta fase da prova depois de superar Liverpool e Dínamo Kiev. Óscar Cardozo e Salvio (3 golos na Liga Europa) e Alan (2 golos) são os melhores marcadores de cada equipa.

O Dragão vai ser palco, na outra meia final, de um duelo ibérico entre FC Porto e Villarreal, os conjuntos mais concretizadores da fase de grupos da Liga Europa (29 e 23 golos, respectivamente) e que apresentam também os máximos goleadores da competição: Falcao (11 golos) e Rossi (10 golos), executantes de eleição que protagonizam um aliciante suplementar, numa eliminatória inédita na UEFA e que centraliza atenções em toda a península. 

Falcao e Rossi tornam o duelo ibérico ainda mais aliciante.
Com 4 triunfos em outros tantos jogos com CSKA e Spartak Moscovo, o conjunto de André Villas Boas tem-se revelado igualmente arrasador na UEFA e, esta temporada, apenas perdeu um jogo europeu. Foi no Dragão, frente aos espanhóis do Sevilha (0-1). Pela frente, um submarino amarelo que procura, pela terceira vez, lugar numa final europeia, e que não perde há 8 jogos na UEFA, conseguindo 7 vitórias e 1 empate desde o desaire, em Salónica, com o PAOK (1-0).

fonte: abola.pt

Clique na infografia para aumentar.
20:05 - ESTÁDIO DA LUZ - SIC
SL BENFICA x SC BRAGA

20:05 - ESTÁDIO DO DRAGÃO - SPORT.TV 1
FC PORTO x VILLARREAL CF

Sem comentários: