terça-feira, abril 05, 2011

Liga Europa: Quartos de Final - Antevisão


O Spartak de Moscovo, fundado em 1922, é o adversário do FC Porto. Com o nome inspirado em Espártaco, líder de uma revolta de escravos, o emblema russo foi desde cedo considerado como o clube do povo, em contraste com o CSKA, ligado ao Exército Vermelho, e ao Dínamo de Moscovo, próximo do KGB. Venceu por 12 vezes o Campeonato Soviético, com o primeiro triunfo a surgir no ano de 1936. Integrou o Campeonato Russo em 1992, vencendo as três primeiras edições. Com 9 títulos de campeão nacional, o Spartak é o clube com mais sucesso interno. Possui ainda 3 Taças da Rússia, 10 Taças da URSS e 1 Taça da Federação Soviética. Contudo, o clube moscovita não vence um campeonato desde 2001, facto que provoca alguma revolta nos adeptos "encarnados".

O conjunto da capital russa acabou o campeonato de 2010 no 4.º lugar, falhando dessa forma o apuramento para a próxima edição da Liga dos Campeões, competição em que participou nesta época. O Spartak acabou em 3.º no grupo F da Champions, qualificando-se para os 16 Avos da Liga Europa. Aí eliminou o Basileia e nos "oitavos" colocou o Ajax fora da competição. Os russos, que contam com nomes bem conhecidos, fazem dos jogos em casa a sua principal arma. O Estádio Lujniki tem capacidade para cerca de 85 mil espectadores e normalmente é totalmente preenchido nas competições europeias. Ibson, ex-portista, McGeady, Kombarov e Wellinton, são os principais protagonistas do conjunto russo.

(clique na infografia para aumentar)

Depois de defrontar o CSKA na ronda anterior, o FC Porto regressa a um ambiente que bem conhece. A missão azul e branca não se adivinha fácil, com o jogo da 1.ª mão, que será realizado no Dragão, a assumir um carácter decisivo. Em Moscovo, além de um ambiente fervoroso, os portistas enfrentam o frio e o piso sintético, que poderão influenciar no desempenho do conjunto português.

Sem comentários: