domingo, abril 17, 2011

WRC (Jordan Rally): Ogier vence após luta histórica


Sébastien Ogier conquistou o Rally da Jordânia, 4.ª prova do mundial, após uma luta espectacular com Jari-Matti Latvala. Depois da primeira etapa do rally ter sido cancelada devido ao atraso na chegada dos carros e respectivo material, desenrolou-se uma intensa disputa pelo 1.º lugar, que viria a transformar-se num momento épico. Ogier venceu por escassos dois décimos de segundo ao finlandês Latvala, a vantagem mais curta de sempre do WRC. 


O francês chegou ao segundo dia de competição na liderança, com 30,2 segundos de vantagem sobre o compatriota Sébastien Loeb. Ao contrário de todos os outros pilotos que disputavam as primeiras posições, Ogier optou por andar a fundo na primeira etapa do rally. Ao invés, Loeb, Latvala e Solberg pararam na última classificativa, para assim não serem os homens a abrir a estrada no último dia da prova. Estratégia acertada para o piloto da Ford, que ontem conseguiu recuperar tempo e chegou mesmo à Power Stage, última especial do rally, na liderança da prova. Aí, Ogier, numa luta fantástica, bateu Latvala por 7 décimos, recuperando o 1.º lugar, garantido assim a segunda vitória consecutiva no mundial.


Sébastien Loeb assegurou o 3.º posto e agora lidera isolado o mundial de pilotos. O francês possui 2 pontos de vantagem sobre Mikko Hirvonen, 4.º na Jordânia, e apenas 5 sobre Ogier, que não fosse um erro crasso no México, era agora líder do campeonato. Ainda assim, tudo em aberto, num dos mais disputados WRC dos últimos anos. No mundial de construtores, a luta também está renhida, com a Citroën a igualar a Ford no 1.º lugar, ambas somam 130 pontos.


Destaque ainda para Bernardo Sousa. O madeirense entrou da melhor forma no SWRC (Super 2000 World Rally Championship), segunda principal prova mundial, sendo 1.º na categoria. Ao volante de um Ford Fiesta, Sousa, que fez uma prova regular, beneficiou da desistência de Al-Attiyah para garantir a vitória na primeira prova SWRC que realizou nesta época.

Classificação Rally da Jordânia:
1.º Sébastien Ogier / Julien Ingrassia (Citroën DS3 ), 2:48.28,2 horas
2.º Jari-Matti Latvala / Miikka Anttila (Ford Fiesta RS), a 0,2 segundos
3.º Sébastien Loeb / Daniel Elena (Citroën DS3), a 27,7
4.º Mikko Hirvonen / Jarmo Lehtinen (Ford Fiesta RS), a 2.44,7 minutos
5.º Matthew Wilson / Scott Martin (Ford Fiesta RS), a 5.44,9
(...)
10.º Bernardo Sousa / António Costa (Ford Fiesta S2000), a 15.05,5 (1.º SWRC)

Classificação Mundial de Pilotos:
1.º Sébastien Loeb (FRA), 74 Pontos
2.º Mikko Hirvonen (FIN), 72
3.º Sébastien Ogier (FRA), 69
4.º Jari-Matti Latvala (FIN), 66
5.º Petter Solberg (NOR), 31

Classificação Mundial de Construtores:
1.º Citroën Total WRT, 130 Pontos
2.º Ford Abu Dhabi WRT, 130 
3.º M-Sport Stobart Ford WRT, 43
4.º Ice 1 Racing, 26
5.º Petter Solberg WRT, 22

Classificação SWRC:
1.º Karl Kruuda (EST), 30 Pontos
2.º Martin Prokop (CHE), 25
3.º Bernardo Sousa (POR), 25 
4.º Juho Hänninen (FIN), 18
5.º Ott Tänak (EST), 15

Sem comentários: