domingo, maio 08, 2011

Liga Zon Sagres - Jornada 29


Resultados 29.ª Jornada:
  • Sporting 0 x 1 V. Setúbal
  • Portimonense 1 x 0 Marítimo
  • Académica 0 x 0 Sp. Braga
  • FC Porto 3 x 3 P. Ferreira
  • U. Leiria 1 x 0 Naval
  • V. Guimarães 1 x 0 Beira-Mar
  • Nacional 0 x 1 Olhanense
  • Rio Ave 1 x 2 Benfica
O V. Setúbal garantiu a manutenção com uma vitória em pleno Estádio José Alvalade. A equipa leonina dominou o encontro, ainda assim, não impôs a intensidade suficiente para ultrapassar um Setúbal muito organizado na sua defesa. Jaílson (55'), após uma grande jogada de Cláudio Pitbull, marcou o golo que selou a permanência na Liga. Quanto aos leões, complicaram as contas para alcançar o 3.º lugar, contudo fica tudo em aberto para o jogo decisivo no AXA.

Setúbal garante permanência com a vitória em Alvalade.
O Portimonense ganhou mas está na divisão de honra, já que a vitória sadina frente ao Sporting acabou com as esperanças algarvias. O triunfo é pleno de justiça, o conjunto de Portimão foi sempre superior e foi quem criou diversas oportunidades de golo. Um grande remate de Ivanildo (62'), que saltou do banco na segunda metade, resolveu o encontro.

Académica e Sp. Braga empataram a zero no Municipal de Coimbra. O encontro entre estudantes e minhotos disputou-se num ritmo baixo, com a briosa a apresentar-se muito defensiva, complicando a vida a um Braga sem clarividência suficiente para ultrapassar a barreira estudantil. O resultado acaba por ser justo, num jogo desinteressante. 

O Paços de Ferreira foi ao Dragão impor um empate ao campeão nacional, com Pizzi em grande destaque. O jovem avançado assinou um hat-trick, numa exibição de grande nível. Os golos azuis e brancos foram marcados por Falcao (8' e 53') e Hulk (42'). Como referido, Pizzi marcou os três golos dos castores, assinados aos 47', 58' e 87', o último dos quais, de belo efeito. Ainda assim, nada estragou a festa no Dragão, que recebeu o troféu de campeão nacional 2010/11. 

Dragões cederam empate, no dia em que receberam o troféu de campeão nacional.
A U. Leiria está de regresso às vitórias depois de bater a Naval por 1-0. A derrota coloca os figueirenses na II Liga, que, com esta derrota e com a vitória do Setúbal, já não têm hipóteses de lutar pela permanência. Os homens de Leiria colocaram um ponto final na série negra de 7 derrotas consecutivas no seu estádio, num triunfo completamente justo.

No D. Afonso Henriques, o V. Guimarães recebeu e venceu o Beira-Mar por uma bola a zero. A partida foi muito disputada na primeira parte, mas os vimaranenses dominaram a etapa complementar, período onde os aveirenses limitaram-se a defender. Marcelo Toscano (87'), com um grande golo, garantiu a vitória para a equipa de Manuel Machado.

O Olhanense foi ao Estádio da Madeira vencer o Nacional (0-1) e adiou o apuramento europeu dos insulares para a derradeira jornada. Os alvinegros foram muito perdulários ao longo de todo o encontro, falharam vários golos "certos" e acabaram por ser "castigados" com o golo de Toy (53'). O resultado final foi injusto, já que o conjunto da Choupana foi sempre superior ao seu adversário.

Ineficácia alvinegra dita derrota caseira.
Dois golos de Óscar Cardozo garantiram a vitória do Benfica no Estádio dos Arcos, num regresso aos triunfos após a derrota em Braga que ditou o afastamento europeu. Os encarnados realizaram uma excelente primeira parte, coroada com os golos de Cardozo (8' e 28'). O Rio Ave respondeu no segundo tempo - na primeira parte raramente incomodou Moreira -, e conseguiu reduzir nos últimos minutos através de Braga (89'), ainda assim insuficiente para evitar a derrota. Os vila-condenses têm ainda hipóteses de chegar ao 5.º lugar, embora não dependam do seu desempenho.


Classificação após a 29.ª Jornada:

Sem comentários: