sexta-feira, julho 01, 2011

Le Tour de France 2011: Intro


A menos de 24 horas do ínicio da mais prestigiada prova de ciclismo do Mundo, a Liga Tahiti faz uma breve apresentação do Tour de France 2011. A histórica competição francesa cumpre a 98.ª edição e tem arranque marcado para Passage du Gois e fim em Paris no dia 24 do corrente mês. A corrida de três semanas é conhecida pelos seus momentos históricos e a edição de 2011 promete não desapontar os milhares de seguidores que se encontram por todo o planeta.

EQUIPAS:
22 equipas marcam presença no Tour de France, com grande destaque para a Saxo Bank e a Leopard Trek, conjuntos que possuem como chefes de fila o actual campeão Alberto Contador e Andy Schleck, respectivamente. Em 2010, o luxemburguês foi mesmo o grande adversário de Contador e promete lutar intensamente na edição deste ano. 

Equipas presentes no Tour de France 2011.
Contudo, há ainda que destacar a BMC e a Team Sky, que possuem fortes argumentos para lutar pela vitória final. Dois portugueses marcam presença neste Tour, com Rui Costa a militar na Movistar e Sérgio Paulinho na RadioShack.

FAVORITOS
Como anteriormente referido, Alberto Contador e Andy Schleck são os principais candidatos a conquistar a prova francesa, com natural favoritismo para o espanhol. Contador já triunfou nas estradas francesas por 3 vezes e já neste ano venceu o Giro d'Italia, depois de ter sido ilibado num caso de doping, que entretanto ainda está por resolver em definitivo. Aliás, existe mesmo uma grande desconfiança a pairar sobre o campeão madrileno, apontado por muitos como o melhor ciclista da actualidade, facto comprovado pela enorme vaia que recebeu do público francês na apresentação das equipas.

Andy Schlek e Alberto Contador, os principais favoritos.
Aos dois primeiros classificados da edição anterior, juntam-se Cadel Evans (BMC) e Bradley Wiggins (Team Sky), na luta pela vitória. Os dois ciclistas demonstraram estar num bom momento de forma no Critério Dauphiné, uma prova que antecede o Tour, com triunfo final para Wiggins. Há ainda que salientar os sprinters  Mark Cavendish e Matt Goss, da HTC, e Thor Hushovd e Tyler Farrar da Garmin-Cervelo, sempre candidatos a conquistar muitas etapas.

ETAPAS
O percurso deste ano sofreu algumas modificações, incluindo agora uma ligeira passagem por Itália. Os momentos altos da prova prometem acontecer nas etapas de alta montanha (Alpes e Pirenéus), onde geralmente faz-se toda a diferença.

Mapa com as 21 etapas do Tour (clique para aumentar).
Constituída por 21 etapas, com um total de 3.430 km, o Tour 2011, como habitualmente, será uma prova extremamente exigente em termos físicos e psicológicos, onde apenas os melhores conseguem chegar à capital francesa, com a tão almejada meta nos Campos Elíseos.

Fonte: uciprotour.com; letour.fr

Sem comentários: