sábado, outubro 22, 2011

WRC (RACC): Loeb afortunado segue como líder


Sébastien Loeb é o líder do Rally de Espanha, após cumprida a primeira etapa, realizada ontem, da penúltima prova do WRC. O heptacampeão mundial aproveitou da melhor forma um erro de Latvala e tem agora cerca de 31 segundos sobre o finlandês da Ford.

O primeiro dia do evento espanhol foi totalmente realizado na gravilha e, por isso mesmo, esperava-se que Mikko Hirvonnen atacasse forte para rapidamente tomar a liderança do rally, visto que Loeb tinha a ingrata tarefa de "abrir" a estrada.

Sébastien Loeb lidera o rally após 6 especiais de classificação.
Contudo, foi o francês que surpreendeu ao vencer a 1.ª classificativa, muito ajudado pela imensa poeira que ficou a pairar após a sua passagem. Hirvonnen, Ogier e Latvala perderam muito tempo, ainda que o último tenha ficado a 7 segundos da frente da corrida. Já Peter Solberg, que tinha ganho o shakedown, cedo ficou fora da prova, depois de um acidente.

Com o evoluir das classificativas, Latvala começou a reduzir tempo e na 5.ª especial de classificação tomou a liderança do rally, logo com 8 segundos de vantagem sobre Loeb. No entanto, na última classificativa da etapa, que se realizou à noite, o francês da Citroën retomou o 1.º lugar, depois de Latvala fazer um peão que lhe custou muito tempo.

O finlandês Latvala foi quem mais ofereceu luta ao heptacampeão mundial.
Já o seu companheiro de equipa, que está a lutar pelo título mundial, sentiu muitas dificuldades para acompanhar o forte ritmo do principal rival, enquanto Sébastien Ogier (Citroën) está praticamente arredado da batalha, depois de um furo na 5.ª classificativa. O jovem piloto está já a mais de 1 minuto do compatriota, que agora deverá gerir a vantagem nos últimos dois dias da prova espanhola, ambos realizados no asfalto, onde Loeb é especialista.

Quanto aos portugueses, Armindo Araújo (Mini) segue no 18.º lugar, após alguns problemas no seu carro. Pior está Bernardo Sousa (Ford Fiesta S2000), que ficou sem travões na 5.ª classificativa, custando-lhe 5 pequenas saídas de estrada. O madeirense conseguiu levar o carro até ao fim, mas perdeu muito tempo para os principais rivais da categoria SWRC, onde está posicionado na 6.ª posição.

Classificação RACC Rally de España (após SS6):
1.º Sébastien Loeb / Daniel Elena (Citroën DS3), 1:44.06,3 horas
2.º Jari-Matti Latvala / Miikka Anttila (Ford Fiesta RS), a 30,6 segundos
3.º Mikko Hirvonnen / Jarmo Lehtinen (Ford Fiesta RS), a 54,2
4.º Sébastien Ogier / Julien Ingrassia (Citroën DS3), a 1.45,3 minutos
5.º Daniel Sordo / Carlos Del Barrio (Mini Cooper WRC), a 2.02,7
6.º Kris Meeke / Paul Nagle (Mini Cooper WRC), a 2.52,8
7.º Mads Ostberg / Jonas Andersson (Ford Fiesta RS), a 3.03,1
8.º Henning Solberg / Ilka Minor (Ford Fiesta RS), a 3.11,6
9.º Evgeny Novikov / Denis Giraudet (Ford Fiesta RS), a 4.24,8
10.º Matthew Wilson / Scott Martin (Ford Fiesta RS), a 5.16,8
11.º Nasser Al-Attiyah / Giovanni Bernacchini (Ford Fiesta S2000), a 5.50,0 (1.º SWRC)
(...)
18.º Armindo Araújo / Miguel Ramalho (Mini Cooper S2000), a 7.44,1
20.º Patrick Flodin / Göran Bergsten (Subaru Impreza WRX  STi), a 8.56,9 (1.º PWRC)
31.º Bernardo Sousa / António Costa (Ford Fiesta S2000), a 17.52,8 (6.º SWRC)

Sem comentários: