segunda-feira, novembro 14, 2011

Bwin Cup (2.ª Fase - 2.ª Mão): Orangina em grande na Taça da Liga


Académica 0 (1) x (2) 1 Penafiel (Manoel 46')
Tarde rica em tomba gigantes na Taça da Liga. Penafiel e Sta. Clara, dois conjuntos da Liga Orangina, afastaram a Académica e a U. Leiria, respectivamente, e seguem para a fase de grupos da competição. Em Coimbra, foram os estudantes a entrar melhor, dominando os primeiros 25 minutos, mas as suas jogadas foram sempre inconsequentes para a baliza de Vítor Golas. A partir daí, a equipa de Penafiel subiu de produção e dispôs de três excelentes oportunidades para marcar, com remates perigosos de Aldair, Allyson e Manoel. 

Manoel marcou o golo que selou a qualificação do Penafiel.
Na segunda parte, o conjunto orientado por Fernando Chaló, que o ocupa o segundo lugar na Liga de Honra, entrou praticamente a ganhar. Decorria o minuto 46, quando Manoel se isolou e, à saída do guardião Ricardo, atirou para o fundo da baliza. A Académica acusou o golo e mostrou-se muito insegura e desconcentrada, permitindo que o adversário desenvolve-se jogadas de perigo para a sua defensiva. Os estudantes só reagiram a partir dos 70 minutos, intensificaram a pressão junto da área do Penafiel, sem consequências, visto que os nortenhos conseguiram segurar a preciosa vantagem.

UD Leiria 1 (2) x (3) 0 Sta. Clara (Bruno Moraes 52' p)
O Santa Clara alcançou pela primeira vez a qualificação para a 3.ª fase da Bwin Cup, fase da competição onde já vão entrar os primeiros 8 classificados da época anterior da Liga Zon Sagres. Os insulares perderam por 1-0 no terreno da U. Leiria, mas o desaire não foi suficiente para os afastar da prova, pois no desafio da 1.ª mão, disputado em Ponta Delgada, o Santa Clara tinha ganho por 3-1. O tento da derrota consentida na Marinha Grande foi assinado por Bruno Moraes, através de uma grande penalidade, aos 52 minutos. 

Açorianos em festa, depois de assegurada a presença na 3.ª fase da prova.
Apesar de ter estado mais de meia-hora em desvantagem no marcador, a turma açoriana nunca sentiu a eliminatória verdadeiramente ameaçada, visto que respondeu a preceito ao golo sofrido e poderia ter feito o empate em dois lances perigosos, nos quais Lourenço e Sylvestre acertaram na trave. Até ao final, o resultado não se alterou, o que permitiu à formação dos Açores seguir em frente na competição, enquanto o Leiria despede-se já da segunda prova nacional, depois da eliminação na Taça de Portugal.

Equipas Apuradas (da 2.ª Fase):
V. Setúbal
Portimonense (LO)
Estoril (LO)
Moreirense (LO)
Marítimo
Gil Vicente
Sta. Clara (LO)
Penafiel (LO)

Equipas Apuradas (3.ª Fase):
FC Porto
Benfica (campeão em título)
Sporting
SC Braga
V. Guimarães
Nacional
P. Ferreira
Rio Ave

Sem comentários: