domingo, novembro 13, 2011

WRC (Wales Rally GB): Finalmente(!) Latvala


Foi preciso esperar pela última prova do ano, para Jari-Matti Latvala triunfar pela primeira vez na temporada. Vitória justa, mais do que merecida, mas muito 'ajudada' com as desistências dos grandes 'colossos' do WRC, visto que, por ironia do destino, Sébastien Loeb também foi obrigado a abandonar já na manhã deste Domingo.

O 'novo' campeão mundial teve, com certeza, um dos acidentes mais bizarros da sua carreira. Loeb danificou o DS3 no troço de ligação para a classificativa 18 - primeira deste último dia -, ao colidir com um carro de um espectador, que, por engano, circulava na faixa errada. Do acidente não resultaram feridos, mas o Citroën ficou muito danificado, incapaz de continuar em prova.

Latvala triunfou pela primeira vez nesta época.
Com tudo isto e juntando os abandonos de Hirvonen, Ogier e Solberg, o finlandês Jari-Matti Latvala ficou com as portas do triunfo abertas. O piloto da Ford atacou muito forte ao longo do dia de Sábado e terminou a etapa no 1.º lugar, com mais de 6 segundos de vantagem sobre Loeb.

O francês mostrou-se incapaz de ombrear com o ritmo de Latvala, enquanto Mads Ostberg e Henning Solberg encontravam-se numa intensa luta pela posição mais baixa do pódio. No entanto, Solberg teve alguns problemas, ficou longe do seu compatriota e teve então que começar a segurar o seu lugar, visto que Kris Meeke estava a realizar uma recuperação hercúlea.

Excelente prova de Ostberg, que igualou a melhor classificação de sempre no WRC.
Já nesta manhã, como é óbvio, todos os pilotos beneficiaram da desistência de Loeb e subiram uma posição na classificação geral. Henning Solberg resolveu os problemas do seu Fiesta RS e conseguiu segurar o 3.º lugar, ainda assim, há que salientar a tremenda luta que o piloto da Mini ofereceu, uma das mais interessantes num rally muito acidentado, pautado pelos intensos dramas, dignos de um qualquer filme de Hollywood.

Um dos grandes beneficiados foi Armindo Araújo. Com uma prova regular, o português conseguiu terminar na 10.ª posição e acabou da melhor forma uma época muito boa do piloto de Santo Tirso, cumprindo todos os objectivos propostos pela sua equipa.

Wales Rally GB: confere os melhores momentos da 2.ª etapa da prova.

No campeonato SWRC foi Juho Hänninen a sagrar-se campeão. O piloto finlandês, que já passou pelas estradas madeirenses quando participou no IRC, fez uma época muito regular e beneficiou de alguns erros do estónio Ott Tänak, que ainda assim mostrou muita qualidade - evidenciada neste rally do País de Gales, onde pilotou pela primeira vez um Fiesta RS e conseguiu terminar num brilhante 6.º lugar. Já Bernardo Sousa acabou a época, marcada por muitos incidentes, na 4.ª posição e provavelmente não irá continuar nesta competição.

Classificação (após SS23):
1.º Jari-Matti Latvala / Miikka Anttila (Ford Fiesta RS), 3:27.03,5 horas
2.º Mads Ostberg / Jonas Andersson (Ford Fiesta RS), a 3.42,9 minutos
3.º Henning Solberg / Ilka Minor (Ford Fiesta RS), a 7.05,1
4.º Kris Meeke / Paul Nagle (Mini Cooper WRC), a 7.12,3
5.º Matthew Wilson / Scott Martin (Ford Fiesta RS), a 8.57,3
6.º Ott Tänak / Kuldar Sikk (Ford Fiesta RS), a 9.27,1
7.º Evgeny Novikov / Denis Giraudet (Ford Fiesta RS), a 9.47,7
8.º Dennis Kuipers / Frederic Miclotte (Ford Fiesta RS), a 10.12,7
9.º Ken Block / Alex Gelsomino (Ford Fiesta RS), a 16.01,2
10.º Armindo Araújo / Miguel Ramalho (Mini Cooper S2000), a 17.01,6

Classificação Mundial de Pilotos:
1.º Sébastien Loeb (FRA), 222 Pontos
2.º Mikko Hirvonen (FIN), 214
3.º Sébastien Ogier (FRA), 196
4.º Jari-Matti Latvala (FIN), 172
5.º Petter Solberg (NOR), 110
6.º Mads Ostberg (NOR), 88
7.º Matthew Wilson (GBR), 63
8.º Daniel Sordo (ESP), 59
9.º Henning Solberg (NOR), 59
10.º Kimi Räikkönen (FIN), 34
(...)
23.º Armindo Araújo (POR), 5
28.º Bernardo Sousa (POR), 1

E vão 8 títulos para a dupla Loeb / Elena.
Classificação Mundial de Construtores:
1.º Citroën Total WRT, 397 Pontos
2.º Ford Abu Dhabi WRT, 351
3.º M-Sport Stobart WRT, 145
4.º Petter Solberg WRT, 98
5.º FERM Power Tools WRT, 44
6.º Team Abu Dhabi, 42
7.º Munchi's Ford WRT, 38
8.º Monster WRT, 19
9.º Van Merksteijn WRT, 16
10.º Brazil WRT, 3

Classificação SWRC:
1.º Juho Hänninen (FIN), 133 Pontos
2.º Ott Tänak (EST), 113
3.º Martin Prokop (CHE), 106
4.º Bernardo Sousa (POR), 67
5.º Hermann Gassner Jr. (ALE), 65
6.º Karl Kruuda (EST), 64
7.º Nasser Al-Attiyah (QAT), 56
8.º Eyvind Brynildsen (NOR), 34
9.º Albert Llovera (AND), 18
10.º Craig Breen (IRL), 12

Últimos 10 campeões do WRC:
2002 - Marcus Grönholm (FIN / Peugeot 206 WRC)
2003 - Petter Solberg (NOR / Subaru Impreza WRC)
2004 - Sébastien Loeb (FRA / Citroën Xsara WRC)
2005 - Sébastien Loeb (FRA / Citroën Xsara WRC)
2006 - Sébastien Loeb (FRA / Citroën Xsara WRC)
2007 - Sébastien Loeb (FRA / Citroën C4 WRC)
2008 - Sébastien Loeb (FRA / Citroën C4 WRC)
2009 - Sébastien Loeb (FRA / Citroën C4 WRC)
2010 - Sébastien Loeb (FRA / Citroën C4 WRC)
2011 - Sébastien Loeb (FRA / Citroën DS3 WRC)

Fonte: wrc.com

P.S.: Fim de época no WRC. A LIGA TAHITI volta com esta rubrica em Janeiro, com todas as novidades para a temporada 2012 da maior competição de ralis, que promete emoção e muita competitividade.

Sem comentários: