terça-feira, janeiro 24, 2012

Open da Austrália (Quartos-de-Final): Clijsters, A Implacável


Resultados WTA:
Caroline Wozniacki (DIN/1) - Kim Clijsters (BEL/11), 3-6 e 6(4)-(7)7
Victoria Azarenka (BIE/3) - Agnieszka Radwanska (POL/8), 6(0)-(7)7, 6-0 e 6-2

Kim Clijsters derrotou Caroline Wozniacki nos quartos-de-final do Open da Austrália em dois sets, por parciais de 6-2 e 7-6. Com este desaire, a dinamarquesa diz adeus à liderança do ranking WTA. Clijsters, campeã em título em Melbourne Park, esteve sempre por cima no encontro, perante uma dinamarquesa incapaz de contrariar o excelente jogo da sua adversária. Após cerca de 17 meses como número 1, onde muitas vezes foi criticada por nunca ter ganho um Grand Slam, Wozniacki cede a posição a Victoria Azarenka, Petra Kvitova ou a Maria Sharapova.

A dinamarquesa sucumbiu perante Clijsters e perde a liderança do ranking.
Azarenka sentiu algumas dificuldades para ultrapassar Agnieszka Radwanska neste jogo dos quartos-de-final. A polaca apresentou-se focada e soube aproveitar os muitos erros não forçados da actual número 3 mundial para vencer o primeiro set. Nas restantes partidas, a bielorrussa elevou o nível do seu jogo e triunfou-as por esclarecedores parciais de 6-0 e 6-2, avançando assim para a próxima fase, onde vai encontrar Kim Clijsters. Com o triunfo, Victoria Azarenka assumiu a liderança virtual da hierarquia mundial. A bielorrussa ultrapassou Petra Kvitova, que até tem maior probabilidade de escalar até ao primeiro lugar.

Nesta corrida pela primeira posição, há ainda um terceiro elemento a ter em conta, caso de Maria Sharapova. A campeã do Open da Austrália em 2008 é, no entanto, a candidata que tem menores hipóteses de alcançar a liderança do ranking. Confere os cenários possíveis:
  • KVITOVA LÍDER SE fizer pelo menos igual a Victoria Azarenka.
  • AZARENKA LÍDER SE fizer uma ronda melhor do que Petra Kvitova.
  • SHARAPOVA LÍDER SE ganhar o título e Kvitova e Azarenka não passarem das meias-finais. De resto, Sharapova está em rota de colisão com Kvitova, podendo defrontar a checa nas 'meias'.
Resultados ATP:
Juan Martin Del Potro (ARG/11) - Roger Federer (SUI/3), 4-6, 3-6 e 2-6
Tomas Berdych (CHE/7) - Rafael Nadal (ESP/2), 7(7)-(5)6, 6(6)-(8)7, 4-6 e 3-6

Final antecipada na próxima fase do sector masculino. Roger Federer e Rafael Nadal venceram os respectivos jogos e vão encontrar-se nas meias-finais. O espanhol entrou a perder no duelo dos 'quartos' com Tomas Berdych, depois de um primeiro set onde o checo foi superior, especialmente nos jogos de serviço. No entanto, o tenista de Maiorca respondeu na segunda partida e com os níveis motivacionais muito elevados não deu mínimas hipóteses a Berdych nos sets seguintes. O checo fez um bom jogo, mas simplesmente foi incapaz de travar um Nadal com muitas 'ganas' de vencer.

Nadal bateu Berdych e vai encontrar-se com Federer nas meias-finais.
Já Roger Federer voltou a espalhar classe pelo Rod Laver Arena, chegando assim às meias-finais de torneios Grand Slam pela 30.ª vez consecutiva, oitava na Austrália. O helvético evidenciou uma forma física invejável e um elevadíssimo nível de ténis, derrotando Juan Martin Del Potro com uma impressionante facilidade. O número 3 mundial 'despachou' o argentino ao fim de quase 2 horas, por parciais de 6-4, 6-3 e 6-2. Federer cumpriu o jogo 1.000 como profissional, marca que apenas outros sete tenistas conseguiram atingir, com a particularidade de ter ganho 814 desses mesmos encontros. Números que apenas demonstram toda a qualidade deste senhor.

Quadro de Jogos (quarta-feira)*:
Sara Errani (ITA) vs. Petra Kvitova (CHE/2)
Ekaterina Makarova (RUS) vs. Maria Sharapova (RUS/4)
Andy Murray (GBR/4) vs. Kei Nishikori (JAP/24)
Novak Djokovic (SER/1) vs. David Ferrer (ESP/5)
* Jogos referentes aos quartos-de-final.
Fonte(s): eurosport.ptaustralianopen.com

Sem comentários: