quarta-feira, março 07, 2012

Liga dos Campeões (Oitavos-de-Final): 'Show' Messi na goleada blaugrana


Barcelona 7 (10) x (2) 1 Bayer Leverkusen (Messi 25', 42', 49', 58' e 84', Tello 55' e 62'; Bellarabi 90'+1)
Domínio avassalador do conjunto blaugrana. O Barça, sem qualquer surpresa, está qualificado para os quartos-de-final da liga milionária, depois de 'atropelar' o Bayer Leverkusen por 7-1. Mais uma grande noite europeia para os culé e sobretudo para Lionel Messi, que marcou 5 golos (!), somando agora 12 em 7 jogos na competição.

Mais do mesmo em Camp Nou. A equipa orientada por Josep Guardiola, sempre fiel ao famoso tiki-taka, não deu quaisquer hipóteses aos bávaros, que ainda assim aguentaram 25 minutos sem sofrer golos. Até aparecer Xavi e Messi no jogo. O espanhol desmarcou o número 10 blaugrana e este, com toda a classe, fez um chapéu perfeito ao imóvel Leno. Messi que, já perto do intervalo, fixou o resultado em 2-0, com os jogadores do Bayer a ver jogar. Mas o pior ainda estava por vir para os germânicos.
Messi tornou-se no primeiro jogador a facturar 5 golos num jogo da Champions.
Os catalães aumentaram o marcador logo a abrir o segundo tempo através do inevitável Messi, com nova execução exímia na cara do guarda-redes alemão. Com tudo mais do que resolvido, Guardiola operou de imediato duas alterações, retirou Iniesta e Xavi, para colocar Keita e Cristian Tello. Este último que na primeira vez que tocou na bola fez o 4-0, antes de Messi rubricar o poker. Pouco satisfeitos, os culé chegaram aos 6-0 aos 62 minutos, com o bis do jovem Tello e muita ajuda de Leno. 

Até ao final, o Barcelona limitou-se a gerir a posse de bola, mas ainda houve tempo para Messi voltar a colocar o nome na história do futebol. O argentino tornou-se no primeiro jogador a marcar 5 golos num único jogo da Liga dos Campeões. O Bayer marcou o tento de honra já no tempo de descontos, mas não se livrou da mais pesada derrota da sua história nas competições europeias. 

A 10 pontos do Real Madrid na liga espanhola, o Barcelona parece cada vez mais apostar na revalidação do título europeu e voltou a demonstrar toda a sua categoria, afirmando-se como um adversário temível nesta liga milionária.

Lista de Artilheiros da Champions:
1.º Lionel Messi (Barcelona) - 12 Golos
2.º Mario Gómez (Bayern Munique) - 6
3.º Roberto Soldado (Valencia) - 5
4.º Seydou Doumbia (CSKA) - 5
5.º Alexander Frei (Basileia) - 5

APOEL 1 (1) x (1) 0 Lyon [4 x 3, g.p.] (Manduca 9', 115')
O APOEL Nicósia, que conta com os portugueses Paulo Jorge, Hélio Pinto, Nuno Morais e Hélder Sousa no plantel, prossegue o sonho cipriota na Liga dos Campeões. Esta noite, vitória por 4-3 (1-0) nas grandes penalidades sobre o Olympique Lyon e passagem assegurada para os quartos-de-final da mais importante prova de clubes da Europa.

A equipa da casa chegou cedo ao golo que deixou a eliminatória igualada. Aos nove minutos, Charalambidis forçou, cruzou e ao segundo poste surgiu o brasileiro Gustavo Manduca a rematar para a vantagem cipriota. O ex-jogador de Benfica, Marítimo e Paços de Ferreira, entre outros, fazia o único golo nos 90 minutos no GSP Stadium.
APOEL histórico chega pela primeira vez aos 'quartos' de uma competição europeia.
A partida acabaria por seguir para prolongamento, onde ganhou contornos dramáticos, com ambas as equipas a estarem perto do golo, que não chegaria para nenhum dos lados. Manduca, que tinha levado tudo até tempo extra, foi expulso aos 115 minutos, por acumulação de cartões amarelos.

A decisão histórica para os cipriotas surgiu, então, nas grandes penalidades, onde Lacazette, que até tinha marcado o golo da vitória na primeira mão, e Michel Bastos falharam do lado francês, derrubaram o sonho do Lyon e deixaram em delírio absoluto o GSP Stadium, naquela que é a primeira noite em que uma equipa do Chipre se apura para os quartos-de-final da Liga dos Campeões!

Fonte: zerozero.pt
(actualizado às 22:44)

Sem comentários: