quinta-feira, abril 26, 2012

Liga Europa (Meias-Finais): Morre o sonho ao cair do pano


Athletic Bilbao 3 (4) x (3) 1 Sporting CP (Susaeta 17', Ibai Gómez 45'+1, Llorente 88'; Van Wolfswinkel 44')
Ambição, vontade, crença e espírito de sacrifício foram características que o Sporting apresentou no Estádio San Mamés, mas que não chegaram para os leões garantirem o apuramento para a final da Liga Europa.

A equipa de Ricardo Sá Pinto, ao contrário de Manchester United e Schalke 04, em nada ficou atrás do Athletic Bilbao e tudo fez para carimbar o passaporte para a final de Bucareste. Não merecia a eliminação, mas do lado contrário encontrou um adversário que desde o primeiro minuto estava disposto a anular a vantagem que os portugueses possuíam, fruto do triunfo por 2-1 em Alvalade.
A partida entre leões foi pautada pelo equilíbrio.
Dezassete minutos foi o tempo que durou a vantagem que o Sporting trazia de Lisboa. Após ter aguentado a pressão inicial dos bascos, o conjunto leonino, num lance que começou com uma falta não assinalada sobre Schaars, sofreu o primeiro golo, com Markel Susaeta a bater Rui Patrício após um remate executado dentro da área. Festa no País Basco com o golo que colocava o Athletic Bilbao na frente do marcador e da eliminatória, em virtude do golo marcado fora de casa.

No entanto, apesar da contrariedade, o Sporting nunca virou a cara a luta e chegou ao empate aos 44', quando Ricky van Wolfswinkel rematou de forma certeira para o fundo da baliza do Athletic Bilbao. Marcar perto do intervalo é sempre um tónico importante para qualquer equipa e o Sporting conseguiu-o, empatando o resultado e, principalmente, voltando a colocar-se em vantagem na eliminatória. Todavia, o Athletic Bilbao foi célere na recuperação e no minuto seguinte voltou a marcar por intermédio de Ibai Gómez.
No fim a festa foi basca em San Mamés.
Assim, e pelo que aconteceu na primeira parte, as dúvidas eram muitas sobre quem seria o finalista da Liga Europa. Estavam lançados todos os ingredientes para um grande segundo tempo e as equipas não desapontaram. Numa etapa complementar marcada pelo domínio repartido do jogo, até nas bolas bolas ao poste as formações ficaram empatadas.

O Sporting nunca foi inferior à formação de Marcelo Bielsa mas acabou por sofrer o golo da eliminação quando já quase toda a gente esperava pelo prolongamento. Llorente, aos 88 minutos, aproveitou alguma confusão na área leonina e bateu Rui Patrício pela terceira vez na noite, qualificando o Athletic Bilbao para a final da Liga Europa. O Sporting caiu, mas caiu de pé e sai das competições europeias de cabeça bem erguida.

Valencia 0 (2) x (5) 1 Atlético Madrid (Adrián López 60', Tiago 79')
Os bascos vão encontrar o Atlético Madrid na final de Bucareste. O Valência começou melhor, podendo inclusive dizer-se que dominou na primeira parte, mas a formação colchonera acabou mesmo por levar a melhor no final.

Com uma primeira parte quase exemplar, o Valencia só pecou pela falta de concretização das hipóteses criadas, ainda que a formação de Simeone se apresentasse muito bem organizada a nível defensivo. O jogo partiu para o intervalo empatado a zero e no retorno o Valencia permitiu que a formação colchonera aumentasse a vantagem.
O Atlético foi ao Mestalla selar o apuramento para a final de Bucareste.
A jogada do golo foi desenhada pelo ex-portista Diego, que assistiu Adrián López para este controlar de peito e rematar de primeira. Grande remate, grande golo, que lançou a equipa directamente para a final da Liga Europa. Destaque para Tiago que se encontra fora do jogo decisivo devido a um vermelho directo. O Atlético garantiu o passe para a sua segunda final da sua história nesta competição, no dia em que comemora o 109.º aniversário.

FINAL (9 de Maio) - Arena Nacional, Bucareste:
Atlético Madrid x Athletic Bilbao

Fonte: zerozero.pt
(actualizado às 22:32)

Sem comentários: