sexta-feira, abril 20, 2012

Liga Zon Sagres (Jornada 27): Braga diz adeus definitivo ao título


P. Ferreira 1 x 1 SC Braga (Vítor 27', Caetano 41', Luisinho 53'; Vinicius 21', Nuno Gomes 80')
Leonardo Jardim tinha dito na antevisão ao jogo com o Paços de Ferreira que ainda sonhava com o primeiro lugar, mas de certeza que a liderança não passará disso mesmo para os bracarenses após empatarem a uma bola na Mata Real.

O Paços de Ferreira entrou melhor no jogo do que o Sp. Braga. Sem Hugo Viana, que ficou de fora devido a castigo, Leonardo Jardim optou por colocar Vinicius na equipa titular, jogador que só tinha feito até hoje cinco jogos para o campeonato e apenas um como escolha inicial. A aposta do treinador madeirense acabou por se revelar errada porque o médio brasileiro esteve apenas 21 minutos em campo, tempo suficiente para cometer duas faltas, ver dois cartões amarelos e reduzir o Braga a dez elementos.

Antes, Vítor já tinha ameaçado, aos dez minutos, enviando a bola à barra, Melgarejo fez o mesmo oito minutos depois, mas à terceira tentativa da equipa, Vítor aproveitou a ausência de um marcador directo e rematou para o fundo da baliza de Quim, que nada podia fazer para parar o remate.
O conjunto da Mata Real travou os minhotos, que não vencem há 3 jornadas.
Com menos um jogador e em desvantagem no marcador, o jogo adivinhava-se complicado para os bracarenses, que ao longo da primeira parte não criaram nenhuma situação de verdadeiro perigo. Contudo, a quatro minutos do intervalo, Caetano teve uma entrada imprudente sobre Elderson e Duarte Gomes, árbitro da partida, não teve dúvidas e mostrou o vermelho directo ao vice-campeão do mundo de sub-20.

Ao contrário dos primeiros 45 minutos, os minhotos foram bem superiores ao P. Ferreira na segunda parte. Leonardo Jardim começou logo por dar sinais de mudança, deixando Elderson no balneário e lançando em campo Nuno Gomes. Ainda sem qualquer lance de verdadeiro perigo na etapa complementar, Duarte Gomes, aos 52 minutos, mostrou o segundo cartão amarelo a Luisinho e foi a vez dos castores ficarem em inferioridade numérica.

Os bracarenses cresceram e o jogo desenrolou-se na maior parte do tempo dentro do meio-campo do Paços. Com menos um jogador, a turma de Henrique Calisto, com muito sofrimento e esforço, tentou resistir à forte avalanche ofensiva do Braga, mas acabou por quebrar a dez minutos dos 90, quando Nuno Gomes fez o seu sexto golo no campeonato e restabeleceu a igualdade, numa altura em que Leonardo Jardim também já tinha lançado em jogo Carlão e Paulo César. O capitão Alan, perto do final, ainda esteve perto de operar a cambalhota, mas não conseguiu finalizar com sucesso.

A equipa minhota soma três jogos consecutivos sem triunfar, isto depois do impressionante registo de 13 vitórias seguidas no campeonato. Agora, o objectivo claro dos bracarenses é segurar a 3.ª posição, que garante disputar o playoff de acesso à Liga dos Campeões.

Fonte: zerozero.pt
(actualizado às 22:33)

Sem comentários: