sábado, abril 14, 2012

Taça da Liga (Final): Águias cantam mais alto


Benfica 2 x 1 Gil Vicente (Rodrigo 30', Saviola 83' ; Zé Luís 78')
O hábito faz o monge. A frase aplica-se que nem uma luva à Taça da Liga e ao seu vencedor. Em cinco edições, o Benfica leva o troféu para a Luz pela quarta vez consecutiva. Os encarnados venceram o Gil Vicente e Saviola foi herói, quem diria?

A festa foi encarnada no Estádio Cidade de Coimbra e a esperança no seio das águias é que este não seja o último festejo da época, à imagem do que aconteceu há um ano. Mas o Gil Vicente caiu de cabeça erguida e só pode estar orgulhoso da sua prestação, depois de ter garantido o acesso à final após eliminar equipas como o Sporting e o SC Braga.

O Benfica, como era de esperar, foi mais dominador ao longo dos primeiros 45 minutos. Com mais posse de bola, aos encarnados bastava dar um bocado de velocidade ao jogo para colocarem a defesa do Gil Vicente em apuros.
Os galos foram impotentes para contrariar o favoritismo do Benfica.
Mas essa foi uma conclusão tirada das poucas vezes que tal aconteceu e como os encarnados não fizeram uso disso também tiveram que ter cuidados defensivos, onde valeu Matic por diversas vezes a compensar as falhas de Jardel, que voltou à competição esta noite ao lado de Garay.

Sem criar grandes ocasiões, embora com mais posse de bola, a equipa de Jorge Jesus acabou por chegar ao golo à passagem da meia hora. Bruno César ganhou o esférico a Rodrigo Galo no lado esquerdo do ataque e cruzou de forma irrepreensível para Rodrigo, que inaugurou o marcador e colocou o Benfica na frente, pondo fim a um jejum de golos que já durava há dois meses.

Na etapa complementar cabia ao Gil Vicente tentar contrariar o resultado, mas a equipa de Paulo Alves parecia não conseguir surpreender a defesa do Benfica. Após o primeiro lance de perigo da segunda parte, no qual Rodrigo rematou para defesa apertada de Adriano, o treinador dos minhotos começou a fazer entrar os jogadores mais ofensivos que tinha no banco: Zé Luís, Guilherme e João Vilela.
O inesperado Saviola saiu do banco para oferecer a vitória aos encarnados.
Os galos acordaram e acabaram por chegar ao golo por intermédio, precisamente, de Zé Luís, depois de um remate falhado de João Vilela. Aproveitando a apatia da defesa encarnada, o avançado emprestado pelo  Braga executou um remate de belo efeito e não deu qualquer hipótese de defesa a Eduardo. Estava devolvida a esperança à formação de Barcelos.

Jorge Jesus não contava com isso. Tinha pronto para entrar Javi García, na tentativa de segurar o resultado, mas perante o golo dos gilistas o escolhido foi Saviola, que raramente é opção. Diz-se, por vezes, que há males que vêm por bem, e isso aconteceu ao treinador do Benfica. Saviola entrou aos 82 minutos e demorou apenas um minuto para voltar a colocar o Benfica na frente do marcador, oferecendo a quarta Taça da Liga consecutiva aos encarnados, a segunda conquistada em Coimbra.
Em cinco edições da Taça da Liga, o Benfica venceu por 4 vezes.
Benfica: Eduardo, Maxi Pereira, Jardel, Garay, Capdevila, Matic, Witsel, Bruno César, Aimar (Cardozo 62'), Rodrigo (Saviola 82') e Nélson Oliveira (Gaitán 46').

Gil Vicente: Adriano, Rodrigo Galo, Halisson, Cláudio, Júnior Caiçara, Luís Manuel (Zé Luís 56'), André Cunha, César Peixoto, Luís Carlos (Guilherme 67'), Richard (João Vilela 76') e Hugo Vieira.

Últimos Vencedores (final):
2007/08 - V. Setúbal (vs. Sporting)
2008/09 - Benfica (vs. Sporting)
2009/10 - Benfica (vs. FC Porto)
2010/11 - Benfica (vs. P. Ferreira)
2011/12 - Benfica (vs. Gil Vicente)

Fonte: zerozero.pt

Sem comentários: