sexta-feira, maio 18, 2012

EURO'1984: França campeã embalada por Platini

ANFITRIÃO: França
VENCEDOR: França
2.º LUGAR: Espanha
3.º LUGAR: Portugal e Dinamarca
MELHOR MARCADOR: Michel Platini (FRA) - 9 Golos
FIGURA DO TORNEIO: Michel Platini (FRA)
EQUIPAS PARTICIPANTES (8): França, Espanha, Portugal, Dinamarca, Bélgica, Jugoslávia, RFA e Roménia

A França já tinha brilhado na caminhada até às meias-finais do Campeonato do Mundo de 1982, mas dois anos volvidos a equipa de Michel Hidalgo parecia ainda mais bem preparada. O novo guarda-redes Joël Bats acrescentava qualidade entre os postes, enquanto Luis Fernandez era perfeito nos desarmes a meio-campo, juntando-se ao trio criativo formado por Michel Platini, Alain Giresse e Jean Tigana - naquele que ficou conhecido como "Le Carré Magique" (o quadrado mágico).

Platini assinou o único golo no triunfo da França sobre a Dinamarca, por 1-0, antes de rubricar dois "hat-tricks" nas vitórias frente à Bélgica (5-0) e à Jugoslávia (3-2), ajudando os "bleus" a terminarem o Grupo 1 na liderança. Atrás deles, a Dinamarca garantiu a segunda posição, avançando para umas meias-finais que não se tinham disputado em 1980. Com uma equipa excitante onde pontificavam Preben Elkjær, Morten e Jesper Olsen, os dinamarqueses tinham grandes planos para a prova.
O guardião português Manuel Bento apenas sofreu um golo na fase de grupos.
A Dinamarca viria a enfrentar a vencedora do Grupo 2, a Espanha, que registou dois empates a uma bola frente à Roménia e a Portugal, antes de Antonio Maceda Frances marcar um golo tardio que valeu a vitória frente à República Federal da Alemanha. Esse desaire ditou a eliminação dos alemães, permitindo a Portugal terminar no segundo lugar e reservar a presença numa emocionante meia-final em Marselha, frente aos anfitriões.

FINAL, Parque dos Príncipes, Paris - 27 de Junho de 1984
França 2 x 0 Espanha
(Platini 57', Bellone 90')

A Espanha avançou para a final após derrotar a Dinamarca no desempate por grandes penalidades, mas o torneio pertenceu à França e a Platini. Numa épica meia-final, Jordão forçou um prolongamento, antes de dar, de forma sensacional, uma vantagem de 2-1 para Portugal, estavam decorridos 98 minutos. No entanto, os "bleus" recusaram atirar a toalha ao chão e empataram por intermédio de Jean-François Domergue, antes de Tigana assistir Platini para o 3-2 a um minuto do apito final.
França conquista o seu primeiro grande título em casa.
E se as esperanças francesas pareciam algo tremidas ao intervalo da final disputada no novo Parque dos Príncipes, Platini tratou de serenar os ânimos aos 57 minutos, quando o seu livre directo fez a bola passar por baixo do corpo do guarda-redes espanhol Luis Arconada. A França ainda viu Yvon Le Roux ser expulso, mas a vitória por 2-0 foi selada com um tento tardio de Bruno Bellone, assegurando dessa forma a conquista do seu primeiro grande troféu.

Michel Platini
11 do EURO'1984:
Harald Schumacher (RFA).
João Pinto (POR). Karlheinz Förster (RFA). Morten Olsen (DIN). Andreas Brehme (RFA).
Fernando Chalana (POR). Alain Giresse (FRA). Jean Tigana (FRA). F. Arnesen (DIN). M. Platini (FRA).
Rudi Völler (RFA).
 
Fonte: uefa.com

Sem comentários: