Os primeiros 6 classificados são promovidos à Liga Tahiti. Os primeiros 12 classificados têm acesso directo à fase de grupos da Taça Tahiti 2012/13. |
No verão de 2010 com o alargamento da Liga Tahiti de 14 para 20 concorrentes surgiu a ideia de criar no ano seguinte um segundo escalão, que seria denominado de Liga Bora Bora. Ficou então estabelecido que na época 2010/11 iria ter pela primeira vez despromoções.
Os despromovidos Filipe Teixeira, António Ornelas, João Ferreira e José Pereira seriam então os primeiros treinadores confirmados na Liga Bora Bora, e a eles iriam juntar-se outros 15 (!) concorrentes. Nunca os organizadores da competição haviam sequer pensado em ter um tão elevado número de equipas inscritas. Devido a esta adesão em massa decidiu-se então aumentar as vagas de promoção, de quatro para seis.
A 1.ª edição da Liga Bora Bora correspondeu às expectativas. Muitos treinadores tiveram o seu primeiro contacto com o jogo, o que tornou a temporada rica no que diz respeito à luta pela promoção. Já no que toca à luta pelo título, essa esteve um pouco menos emotiva, muito por culpa de Requiem que deu poucas hipóteses à concorrência.
Requiem é o primeiro vencedor da história da Liga Bora Bora, confirmando o favoritismo que ganhou a partir da jornada 9, quando chegou pela primeira vez à liderança da prova. Até ao final, o campeão apenas saiu mais duas vezes do lugar mais apetecido da tabela, o único que conseguiu incomodar foi o azarado Santo António Spurs.
Contudo, Requiem na derradeira jornada registou a pior pontuação da ronda e quase borrava a pintura, por pouco não fui surpreendido por Canhão Preto, que terminou a apenas a uma dezena de pontos do líder. Grande época de Nélio Mendonça, que foi sem margem de dúvidas o treinador mais entusiasmante da Liga. Iniciou a temporada da pior maneira ao não fazer a equipa, mas a partir daí foi sempre a subir, garantindo de forma brilhante o 2.º lugar.
A grande surpresa da última jornada foi GramiLED. O mais velho treinador da competições tahitianas foi actor de um golpe de teatro, ao conquistar um lugar no pódio, recorde-se que na ronda anterior João Gramilho estava fora dos lugares de acesso à Liga Tahiti. GramiLED para além de ter vencido a jornada 30 ganhou também o título de Treinador do Mês de Maio.
A grande surpresa da última jornada foi GramiLED. O mais velho treinador da competições tahitianas foi actor de um golpe de teatro, ao conquistar um lugar no pódio, recorde-se que na ronda anterior João Gramilho estava fora dos lugares de acesso à Liga Tahiti. GramiLED para além de ter vencido a jornada 30 ganhou também o título de Treinador do Mês de Maio.
Treinador do Mês de Maio'2012:
1.º João Gramilho (GramiLED), 56 pontos
2.º João Ferreira (Clube Desportivo 48), 50,5
3.º Rubi Pestana (Penteada United), 49
O lote de promovidos fica completo por João Ferreira, Tiago Sardinha e João Fernandes, treinadores de Clube Desportivo 48, Iraque Unita e Cavallino Rampante, respectivamente. Estes três concorrentes fizeram épocas muito semelhantes, pois desde cedo mostraram que eram fortes candidatos à subida. Nota para o facto de João Ferreira ser o único que já actuou na Liga Tahiti, os restantes serão estreias absolutas na liga principal em 2012/13. Parabéns aos promovidos.
Morrer na praia. Por fim falar de Santo António Spurs, que foi entre todos o treinadores aquele que fez mais comichão ao vencedor da LBB. A uma jornada do fim pensou-se que a equipa de Jonas Pereira já estava com um pé na Liga Tahiti. Mas a surpresa instalou-se na derradeira ronda: Santo António Spurs termina no 7.º lugar, com os mesmos pontos de Cavallino Rampante. Ano de aprendizagem para muita gente, 2012/13 promete ser mais competitivo. A Liga Bora Bora regressa em Setembro.
PROMOVIDOS:
Octávio Oliveira. Nélio Mendonça. João Gramilho. João Ferreira. Tiago Sardinha. João Fernandes.
TAÇA TAHITI 2012/13 - Apurados para a Fase de Grupos
Pote 2: Octávio Oliveira. Nélio Mendonça. João Gramilho. João Ferreira.
Pote 3: Tiago Sardinha. João Fernandes. Jonas Pereira. Rodrigo Rodrigues.
Pote 4: Filipe Teixeira. Nuno Sousa. Lucas Teixeira. Rubi Pestana.
TAÇA TAHITI 2012/13 - Playoff
Bruno Fernandes. António Ornelas. Nuno Rodrigues. João Andrade.
José Pereira. Pedro Vieira. Gonçalo Borga.
NOTA: À semelhança do que acontece com a Liga Tahiti, brevemente vão ser publicadas as estatísticas individuais e colectivas da Liga Bora Bora.
Sem comentários:
Enviar um comentário