segunda-feira, maio 28, 2012

Roland Garros (Dia 2): Favoritos mostram credenciais


RESULTADOS ATP - 1.ª RONDA (DESTAQUES):
Novak Djokovic (SER/1) - Potito Starace (ITA), 7-6, 6-3 e 6-1
Roger Federer (SUI/3) - Tobias Kamke (ALE), 6-2, 7-5 e 6-3
Marcel Granollers (ESP/20) - João Sousa (POR), 6-2, 3-6, 6-3 e 6-4
Dudi Sela (ISR) - Tomas Berdych (CHE/7), 3-6, 4-6 e 1-6
Kevin Anderson (RSA/31) - Rui Machado (POR), 7-6, 6-7, 4-6, 6-1 e 11-9

Segundo dia sem surpresas em Roland Garros. Nota de destaque para o fim da participação lusa na vertente de singulares no torneio parisiense. João Sousa ofereceu muita luta ao espanhol Marcel Granollers, mas acabou por sucumbir em quatro sets, com parciais de 6-2, 3-6, 6-3 e 6-4. Já Rui Machado "caiu" na continuação da longa maratona de ténis, interrompida ontem devido à falta de luz natural, frente a Kevin Anderson. No desempate do quinto set, foi o sul-africano a superiorizar-se com um parcial de 11-9, colocando um ponto final na caminhada de Machado.
Federer qualificou-se com um triunfo tranquilo.
Quanto aos favoritos, todos seguiram para a 2.ª ronda. Roger Federer passeou pelo court parisiense e só teve algumas dificuldades para fechar o segundo set frente a Tobias Kamke. Nas restantes partidas, o suíço não deu hipóteses ao alemão, que demonstrou não ter capacidade para lutar contra a classe do conceituado Federer. O helvético soma agora 233 vitórias em torneios do Grand Slam, igualando o recorde de Jimmy Connors.

Outro dos principais candidatos ao triunfo final a actuar nesta segunda-feira foi Novak Djokovic, que também qualificou-se para a fase seguinte. Ainda assim, o sérvio teve que suar, sobretudo no primeiro set, onde o italiano Starace mostrou um jogo de serviço muito forte, algo que, no entanto, não revelou nas partidas seguintes. 

RESULTADOS WTA - 1.ª RONDA (DESTAQUES):
Victoria Azarenka (BIE/1) - Alberta Brianti (ITA), 6-7, 6-4 e 6-2
Li Na (CHI/7) - Sorana Cirstea (ROM), 6-2 e 6-1
Karolina Pliskova (CHE) - Marion Bartoli (FRA/8), 3-6 e 3-6
Agnieszka Radwanska (POL/3) - Bojana Jovanovski (SER), 6-1 e 6-0
Sabine Lisicki (ALE/12) - Bethanie Mattek-Sands (EUA), 4-6 e 3-6

No sector feminino, Victoria Azarenka não se livrou de um valente susto na 1.ª ronda do torneio parisiense. A número 1 mundial começou por perder o primeiro set, onde mostrou ser incapaz de superiorizar-se à italiana. Quando se esperava uma reacção eficaz da bielorrussa na segunda partida, foi Brianti a chegar a um parcial de 4-0, para surpresa de todos os presentes no Court Philippe Chatrier. Contudo, Azarenka acordou e venceu seis jogos consecutivos para empatar o encontro. No derradeiro set, a bielorrussa voltou a mostrar todas as credenciais, triunfando por 6-2. Dificuldades inesperadas para Azarenka, que defende a posição de líder do ranking WTA em Roland Garros.
Azarenka não se livrou de um valente susto na estreia em Roland Garros.
Nos restantes encontros, destaque para os triunfos de Li Na e Agnieszka Radwanska. A chinesa, detentora do título, seguiu em frente com relativa facilidade, depois de um triunfo por parciais de 6-2 e 6-1 perante Sorana Cirstea, de quem se esperava muito mais. Já Radwanska "atropelou" a sérvia Jovanovski e irá agora defrontar Venus Williams na 2.ª ronda. 

DIA 3 - 1.ª RONDA (DESTAQUES):
David Ferrer (ESP/6) vs. Lukas Lacko (ESV)
Tatsuma Ito (JAP) vs. Andy Murray (GBR/4)
Simone Bolelli (ITA) vs. Rafael Nadal (ESP/2)
Ashleigh Barty (AUS) vs. Petra Kvitova (CHE/4)
Serena Williams (EUA/5) vs. Virginie Razzano (FRA)
Alexandra Cadantu (ROM) vs. Maria Sharapova (RUS/2)

Sem comentários: