segunda-feira, junho 11, 2012

EURO'2004: 'Autocarro' grego atropela Portugal

ANFITRIÃO: Portugal
VENCEDOR: Grécia
2.º LUGAR: Portugal
3.º LUGAR: Holanda e República Checa
FIGURA DO TORNEIO: Theodoros Zagorakis (GRE)
MELHOR MARCADOR: Milan Baroš (RCH) - 5 Golos
EQUIPAS PARTICIPANTES (16): Alemanha, Bulgária, Croácia, Dinamarca, Espanha, França, Grécia, Holanda, Inglaterra, Itália, Letónia, Portugal, Rep. Checa, Rússia, Suécia e Suíça.

Antes do início do EURO'2004, todos discutiam qual seria a estrela que levaria a sua selecção à vitória no título europeu. No final, um grupo de jogadores pouco conhecidos conseguiu o triunfo em Portugal, causando uma das maiores surpresas de sempre do futebol europeu. Quando o campeonato começou, a Grécia estava longe de ser considerada uma das favoritas à vitória final. Mas também poucos tinham reparado numa fase de apuramento onde os gregos estiveram impressionantes. Depois de perder os dois primeiros jogos, a Grécia conseguiu seis vitórias consecutivas, sem sofrer qualquer golo.
Portugal eliminou os ingleses, num memorável desempate por grandes penalidades.
As equipas das grandes estrelas tiveram um campeonato marcado pela desilusão e por queixas de cansaço após uma época desgastante. A França de Zinédine Zidane, apesar de uma espectacular recuperação frente à Inglaterra na fase de grupos, nunca conseguiu apresentar-se em grande nível. A Inglaterra de David Beckham prometeu muito, impulsionada pelo jovem avançado Wayne Rooney, mas perdeu com Portugal num dramático desempate por grandes penalidades nos quartos-de-final. A Espanha nem passou da fase de grupos, enquanto a Holanda foi eliminada por Portugal nas meias-finais.
A Grécia surpreendeu tudo e todos ao conquistar o EURO'2004.
Os gregos qualificaram-se no 2.º lugar do Grupo A, que contava ainda com a selecção das quinas, Espanha e Rússia, devido aos golos marcados, depois de terminarem com os mesmos pontos do que os espanhóis. Nos quartos-de-final, os franceses, detentores do título, não conseguiram fazer frente à determinação da Grécia e foram derrotados. Nas meias-finais foi a vez da República Checa cair aos pés dos gregos, sendo que os checos eram, para muitos observadores, os grandes favoritos à vitória. Contudo, sem Pavel Nedvěd, que se tinha lesionado na primeira parte, a República Checa foi afastada por um Golo de Prata dos gregos no prolongamento.

GreecePortugalFINAL, Estádio da Luz, Lisboa - 04 de Julho de 2004
PORTUGAL 0 x 1 GRÉCIA
(Charisteas 57')

A final de Lisboa voltou a ser um jogo muito disputado. Portugal, orientado pelo brasileiro Luiz Felipe Scolari, já tinha recuperado do choque do jogo de abertura, quando perdeu por 2-1, precisamente frente à Grécia, e queria dar aos adeptos um clímax memorável. Mas os gregos não estavam de acordo. A receita foi a dos jogos anteriores, com uma defesa implacável, comandada pelo excelente defesa-central, Traianos Dellas; um meio-campo combativo, liderado por Theodoros Zagorakis, que viria a ser o melhor jogador do torneio; e um avançado oportunista, personificado por Angelos Charisteas.

Bastou um cabeceamento do avançado grego para despedaçar o coração dos portugueses e dar à Grécia um triunfo com que ninguém tinha sonhado. O surpreendente sucesso dos gregos serviu de exemplo para todo o futebol europeu e ajudou a perceber que com trabalho duro, crer, um pouco de sorte e um indomável espírito de equipa, tudo é possível.

Theodoros Zagorakis
Theodoros Zagorakis.
11 do EURO'2004:
Petr Čech (RCH).
Giourkas Seitaridis (GRE).Traianos Dellas (GRE).Ricardo Carvalho (POR).Gianluca Zambrotta (ITA).
Theodoros Zagorakis (GRE). Maniche (POR). Pavel Nedvěd (RCH).
Wayne Rooney (ING). Milan Baroš (RCH). Cristiano Ronaldo (POR).



Fonte: uefa.com

Sem comentários: