sábado, junho 16, 2012

EURO'2012 (Fase de Grupos): Grécia renasce e afasta os russos


(Jirácek 72')

As voltas que o futebol dá: os checos sofreram uma derrota pesada, por 4-1, frente à Rússia, na primeira jornada, mas acabam por qualificar-se no primeiro lugar do Grupo A. E os russos, que à entrada para esta ronda estavam na primeira posição, estão fora do EURO, depois de perderem por 1-0 com a Grécia de Fernando Santos, que assim apurou-se no segundo lugar.

O dia foi complicado, e passado de calculadora na mão, já que o outro jogo do Grupo A, onde a Grécia e a Rússia se defrontavam, também mexia com as contas do apuramento, e a verdade é que com a vitória dos helénicos, tanto polacos como checos estiveram, durante largos minutos, fora do EURO. A Polónia até começou melhor, mas não soube aproveitar as oportunidades de que dispôs, durante o período de adaptação dos checos à ausência do maestro Rosický, que ficou de fora por lesão.
Jirácek acabou com o sonho polaco.
Os guarda-redes estiveram em bom plano, e o empate (fatídico para ambos os lados) começava a escrever-se, mas Jirácek, o novo herói da República (Checa), não estava para aí virado. Aos 72 minutos fez o único golo da partida, que colocava a sua selecção nos "quartos". Daí até final foi tentar não deixar cair o coração, que andava nas mãos das duas equipas, e tentar dar uma facada mortal no do adversário, mas sem resultados para qualquer dos lados. A Rep. Checa trancou-se e a Polónia estava sob demasia pressão para encontrar a chave, pelo que está fora do Campeonato da Europa.

(Karagounis 45'+2)

Os deuses estão loucos? Talvez, mas já não surpreende, depois do que a Grécia fez no EURO'2004. E o herói, esse, foi o mesmo. Karagounis! O experiente médio, que já passou pelo Benfica, fez o golo que deu a vitória diante da Rússia, no dia em que alcançou as 120 internacionalizações pela selecção, alcançando Thedoros Zagorakis como o mais internacional de sempre.

Quanto ao jogo de hoje, foi a vitória do acreditar contra uma equipa russa muito técnica, que trata a bola por tu, mas que hoje apanhou uma senhora Grécia. Os gregos deixaram a Rússia controlar toda a primeira parte e, ao segundo remate, surgiu Karagounis - que irá falhar o jogo dos "quartos" devido a acumulação de amarelos - a aproveitar um mau passe e a inaugurar o marcador, dois minutos para lá do tempo regulamentar do primeiro tempo.
Gregos voltam a surpreender e afastam a Rússia da prova.
No reatamento, Dick Advocaat lançou desde logo Pavlyuchenko no ataque mas a Rússia nunca conseguiu chegar com real perigo à baliza grega, excepção feita ao cabeceamento de Dzagoev, aos 84 minutos, já com Izmailov em campo. Os russos atacaram, a Grécia fechou-se numa muralha de raça e conseguiu seguir em frente, quando poucos acreditavam que tal situação fosse possível. Houve crença, houve trabalho de casa e há um português já apurado. Fernando Santos é o primeiro treinador luso a vencer um jogo numa fase final de competições internacionais, ao serviço de uma selecção estrangeira.

CLASSIFICAÇÃO GRUPO A (FINAL):
1.º Rep. Checa - 6 Pontos (4 GM / 5 GS)
2.º Grécia - 4 Pontos (3 / 3)
3.º Rússia - 4 Pontos (5 / 3)
4.º Polónia - 2 Pontos (2 / 3)

Jogos de amanhã (Grupo B):
Portugal x Holanda (19H45)
Dinamarca x Alemanha (19H45)

Sem comentários: