domingo, junho 17, 2012

EURO'2012 (Fase de Grupos): Ketchup de Ronaldo explode no Metalist


(Ronaldo 28', 74'; Van der Vaart 11')

Portugal está qualificado para os quartos-de-final do EURO'2012. A selecção das quinas bateu a congénere holandesa por 2-1, numa grande noite de toda a equipa, mas sobretudo do capitão Cristiano Ronaldo. O madeirense efectuou uma excelente exibição - que bela maneira de calar os críticos -, coroada com os dois golos que apuram a selecção para a fase seguinte da competição. A Holanda, essa, vai para casa com 0 pontos.

Não há duas sem três. Depois de bater a "laranja mecânica" no EURO'2004 e no Mundial'2006, a selecção nacional voltou a bater a Holanda, uma vitória justíssima, que, acrescente-se, até peca por escassa, tantas foram as oportunidades criadas por Cristiano Ronaldo e companhia, perante uma formação holandesa perdida no caos táctico e que, depois de arriscar com três defesas, abriu os espaços necessários para Portugal decidir o jogo.
Ronaldo mostrou toda a sua classe e esmagou a "laranja mecânica".
A Holanda até foi a primeira equipa a marcar, logo aos 11 minutos, numa jogada pela direita de Robben que assistiu Van der Vaart para este rematar em arco, sem hipóteses para Patrício. A resposta portuguesa, porém, não demorou. A selecção das quinas reagiu bem ao golo sofrido e, aos 28 minutos, aproveitando o espaço que sempre existiu nas costas da defesa holandesa, João Pereira desmarcou Ronaldo para o empate. Ia valendo à Holanda as intervenções de Stekelenburg e a falta de pontaria dos atacantes portugueses, que por cinco ocasiões podiam ter operado a reviravolta.

Mas calma... ainda havia Cristiano Ronaldo. Esteve desligado da corrente nos dois primeiros jogos mas hoje, bom, hoje houve capitão em grande para esmagar a laranja. Aos 74 minutos, o imperial Pepe corta a bola, Moutinho desmarca Nani, que, num passe largo, encontra Ronaldo. Depois foi... pura classe. O capitão português sentou um defesa e, na cara de Stekelenburg, rematou a contar para Portugal, confirmando a presença lusa nos "quartos". Segue-se a República Checa, na próxima quinta-feira (19H45), em Varsóvia.

PORTUGAL: Patrício, Pereira 90'+2, Pepe, Alves, Coentrão, Veloso, Meireles (Custódio 72'), Moutinho, Nani (Rolando 87'), Ronaldo, Postiga (Oliveira 64').

HOLANDA: Stekelenburg, Van der Wiel, Mathijsen, Vlaar, Willems 51' (Afellay 67'), N. de Jong, Van der Vaart, Sneijder, Robben, Van Persie 69', Huntelaar.

(Krohn-Dehli 24'; Podolski 19', Bender 80')

A Alemanha derrotou a Dinarmarca por 2-1 e carimbou, de forma imaculada, o passaporte para os quartos-de-final da competição. Três jogos e outras tantas vitórias. Assim se contabiliza, até ao momento, a estadia alemã em terras polacas e ucranianas.

Num jogo equilibrado, a equipa de Joachim Löw foi a primeira a abrir as hostilidades. Podolski, ao minuto 19, deu a melhor sequência a um cruzamento de Müller e fuzilou Andersen. A perder, a abnegada Dinamarca deu as cordas às chuteiras e partiu em busca do empate, que surgiu aos 24 minutos por intermédio de Krohn-Dehli. Resultado que dava justiça ao que se estava a assistir dentro das quatro linhas.
A "mannschaft" segue em frente com três triunfos em outros tantos jogos.
Os vikings porfiavam mas não encontravam argumentos para furar a defesa alemã. Na segunda parte e sem nada a perder, a selecção nórdica esteve a escassos centímetros de dar a volta ao marcador, mas o remate de Jakob Poulsen saiu ao lado... Um sério aviso para a Alemanha, que parecia conformar-se com o perigoso empate.

Os minutos iam passando, a apreensão tomava conta das duas equipas - uma parecia não querer ganhar a partida e outra não tinha talento para mais. Até que num safamão de Özil surgiu o golo alemão. Assistência acidental, mas primorosa do jogador do Real Madrid para Lars Bender rematar para golo. Estava feito o resultado final, que coloca a "Dinamáquina" fora do EURO. Já a Alemanha confirmou o favoritismo e vai agora enfrentar a Grécia nos quartos-de-final, num encontro que promete ser intenso. 

CLASSIFICAÇÃO GRUPO B (FINAL):
1.º Alemanha - 9 Pontos (5 GM / 2 GS)
2.º Portugal - 6 Pontos (5 / 4)
3.º Dinamarca - 3 Pontos (4 / 5)
4.º Holanda - 0 Pontos (2 / 5)

Jogos de amanhã (Grupo C):
Croácia x Espanha (19H45)
Itália x Irlanda (19H45)

Sem comentários: