terça-feira, junho 19, 2012

EURO'2012 (Fase de Grupos): Suécia oferece liderança aos ingleses


(Ibrahimovic 54', Larsson 90'+1)

Na despedida do EURO'2012, a Suécia, ferida no orgulho, deixou a sua marca e ofereceu a liderança do Grupo D à Inglaterra, que por sua vez bateu a anfitriã Ucrânia e assim evita um confronto com a temível selecção espanhola nos quartos-de-final. Calha a fava aos desinspirados franceses, que terão que mostrar outro nível frente à campeã mundial e europeia em título.

É a França quem segue para os quartos-de-final do EURO'2012, mas a despedida da fase de grupos teve no golo de Zlatan Ibrahimovic o momento de beleza suprema. "Ibracadabra" não quis regressar a casa sem deixar a sua marca de genialidade neste torneio. Aos 54 minutos fez o 1-0 para os suecos num remate acrobático de qualidade atestada. Um grande golo de Ibrahimovic, a espalhar magia em Kiev.
Zlatan Ibrahimovic marcou um enorme golo na despedida do torneio.
A exibição displicente da França seria castigada com o segundo golo da Suécia, aos 91 minutos, num remate pleno de raiva de Sebastian Larsson, depois de uma primeira bola na trave. Mais, esta atitude da equipa de Laurent Blanc redundou na queda ao 2.º lugar do Grupo D, que coloca a França no caminho da Espanha nos quartos-de-final.

(Rooney 48')

Já os abençoados ingleses cumpriram e bateram a selecção ucraniana, por 1-0, com um golo de Wayne Rooney, que hoje fez a sua estreia no EURO'2012. No entanto, a Ucrânia dominou por completo a primeira parte. Tão evidente que uma vantagem ucraniana seria quase obrigação na hora do descanso. Foram muitas as ocasiões de perigo, com destaque para a de Gusev, aos 22 minutos, ou a de Yarmolenko, à meia-hora de jogo, com Hart a opor-se em estilo. Wayne Rooney, esse, teve na cabeça a melhor dos ingleses, mas atirou ao lado.

Era, no entanto, o pré-aviso de golo. O acto formal dar-se-ia aos três minutos da segunda parte, com Rooney a carimbar em cima da linha, de cabeça, o triunfo britânico e o apuramento à líder. O trabalho - magnífico - é de Gerrard, e a fotografia infeliz de Pyatov, que não segurou o cruzamento do capitão inglês.
O avançado do Man. United estreou-se da melhor forma na competição.
Era uma Inglaterra feliz a chegar à vantagem e aos 62 minutos voltaria a bênção da sorte. Porque a Donetsk chegaram os fantasmas da linha de golo. Devic rematou, Hart amorteceu a bola que voou em direcção à baliza. Depois, e ao olho humano, fica a sensação de golo - com um elevado grau de certeza - instantes antes de John Terry aliviar para longe. Com as repetições, vieram as certezas. A bola entrou e o árbitro de baliza não confirmou o golo. Grande traumatismo "ucraniano" para a equipa de Oleh Blokhin, que não mais esteve perto de chegar à igualdade. Para a história ficam as contas finais: a Inglaterra vence o Grupo D, com sete pontos, à frente da França, que somou quatro, e vai defrontar a Itália nos "quartos".

CLASSIFICAÇÃO GRUPO D (FINAL):
1.º Inglaterra - 7 Pontos (5 GM / 3 GS)
2.º França - 4 Pontos (3 / 3)
3.º Ucrânia - 3 Pontos (2 / 4)
4.º Suécia - 3 Pontos (5 / 5)

SELECÇÕES QUALIFICADAS PARA OS QUARTOS-DE-FINAL:
Rep. Checa, Grécia, Alemanha, Portugal, Espanha, Itália, Inglaterra e França.

Sem comentários: