segunda-feira, junho 25, 2012

Wimbledon (Dia 1): Elite do ténis estreou-se sem surpresas na relva britânica


O terceiro Grand Slam da temporada começou esta segunda-feira. A elite do ténis volta a encontrar-se, agora em terras de "Sua Majestade", onde disputa o torneio de Wimbledon. Tudo para acompanhar diariamente na LIGA TAHITI.

RESULTADOS ATP - 1.ª RONDA (DESTAQUES):
Novak Djokovic (SER/1) - Juan Carlos Ferrero (ESP), 6-3, 6-3 e 6-1
David Nalbandian (ARG) - Janko Tipsarevic (SER/8), 4-6, 6-7 e 2-6
Roger Federer (SUI/3) - Albert Ramos (ESP), 6-1, 6-1 e 6-1
Ernests Gulbis (LET) - Tomas Berdych (RCH/6), 7-6, 7-6 e 7-6
John Isner (EUA/11) - Alejandro Falla (COL), 4-6, 7-6, 6-3, 6-7 e 5-7

Neste primeiro dia de prova, a única surpresa foi a eliminação de Tomas Berdych, finalista em 2010 e sexto cabeça-de-série na edição deste ano. O checo perdeu na primeira ronda frente ao letão Ernsts Gulbis (87.º do ranking mundial). Gulbis venceu em três tie-breaks: 7-6 (7/5), 7-6 (7/4) e 7-6 (7/4).

Já Novak Djokovic, número um mundial, começou a defender o título de Wimbledon com um vitória tranquila frente a Juan Carlos Ferrero. O sérvio levou a melhor em três sets, com os parciais de 6-3, 6-3 e 6-1. Djokovic procura completar um ano à frente do ranking ATP, necessitando, para isso, de chegar à final ou esperar uma eliminação precoce de Nadal e Federer. Além disso, tenta levantar o troféu pela segunda vez consecutiva, algo que nenhum tenista consegue desde 2007. Federer foi o último a saborear o "bis".
Djokovic, campeão em título, entrou com estilo nesta edição de Wimbledon.
O suíço, 3.º cabeça-de-série nesta edição, teve uma boa estreia em Wimbledon, ao derrotar o espanhol Albert Ramos, 43.º no ranking mundial, por 6-1, 6-1 e 6-1. Na segunda ronda, o consagrado tenista, que procura conquistar o seu 7.º título no Grand Slam inglês, vai defrontar o vencedor do encontro entre Michael Llodra e Fabio Fognini. Recorde-se que Roger Federer não conquista um Grand Slam desde Janeiro de 2010 - Open da Austrália.

RESULTADOS WTA - 1.ª RONDA (DESTAQUES):
Maria Sharapova (RUS/1) - Anastasia Rodionova (AUS), 6-2 e 6-3
Elena Vesnina (RUS) - Venus Williams (EUA), 6-1 e 6-3
Agnieszka Radwanska (POL/3) - Magdalena Rybarikova (ESV), 6-3 e 6-3
Samantha Stosur (AUS/5) - Carla Suarez Navarro (ESP), 6-1 e 6-3
Li Na (CHI/11) - Ksenia Pervak (CAZ), 6-3 e 6-1

Wimbledon ainda agora começou e já viu Venus Williams, pentacampeã do Grand Slam britânico, ser eliminada. A tenista americana, de 32 anos, está irreconhecível desde que lhe foi diagnosticada uma doença autoimune e hoje acabou derrotada pela russa Elena Vesnina, número 79 mundial, por 6-1 e 6-3. Em 16 presenças em Wimbledon, só por uma vez, na estreia absoluta, em 1997, Venus Williams tinha sido eliminada à primeira, embora no encontro inaugural em Londres tenha cedido em três sets, frente à polaca Magdalena Grzybowska, já retirada.
A número um mundial estreou-se com um triunfo tranquilo na relva britânica.
Já Maria Sharapova garantiu a qualificação para a segunda ronda de Wimbledon, após ter derrotado a australiana Anastasia Rodionova. A russa, número um mundial, derrotou a adversária em dois sets, com os parciais de 6-2 e 6-3. Na segunda ronda de Wimbledon, Sharapova terá como adversária a búlgara Tsvetana Pironkova. As restantes cabeças-de-série também seguiram em frente com relativa facilidade. Destaque para o triunfo da belga Kim Clijsters frente a Jelena Jankovic, num duelo de antigas líderes do ranking mundial. Clijsters impôs-se em dois sets, pelos parciais de 6-2 e 6-4.

Sem comentários: