terça-feira, junho 26, 2012

Wimbledon (Dia 2): Cinquenta vitórias para Nadal na catedral do ténis


RESULTADOS ATP - 1.ª RONDA (DESTAQUES):
Thomaz Bellucci (BRA) - Rafael Nadal (ESP/2), 6-7, 2-6 e 3-6
Nikolay Davydenko (RUS) - Andy Murray (GBR/4), 1-6, 1-6 e 4-6
Jo-Wilfried Tsonga (FRA/5) - Lleyton Hewitt (AUS), 6-3, 6-4 e 6-4
Robin Haase (HOL) - Juan Martin del Potro (ARG/9), 4-6, 6-3, 6-7, 5-7
Brian Baker (EUA) - Rui Machado (POR), 7-6, 6-4 e 6-0

O espanhol Rafael Nadal estreou-se com uma vitória no Grand Slam de Wimbledon, esta terça-feira, depois de bater o brasileiro Thomaz Bellucci em três sets, com os parciais de 7-6, 6-2 e 6-3. O actual número dois mundial, que soma agora 50 vitórias no torneio britânico, encontrou algumas dificuldades nesta primeira ronda, principalmente no início do encontro, pois Bellucci (80.º do ranking ATP) chegou a estar a vencer por 4-0. No entanto, Nadal recuperou e não deu qualquer hipótese ao adversário, batendo-o por 7-0 no tie-break do primeiro set e vencendo os dois restantes com relativa facilidade. Em frente seguiu também Jo-Wilfried Tsonga, quinto cabeça-de-série, que derrotou o veterano australiano Lleyton Hewitt em três sets.
O espanhol alcançou 50 triunfos na relva de Wimbledon. 
Andy Murray, homem da casa, foi outro dos jogadores a apurar-se para a 2.ª ronda, depois de um triunfo tranquilo frente a Nikolay Davydenko. Já Rui Machado foi eliminado na primeira ronda do torneio. O tenista português perdeu o encontro com o norte-americano Brian Baker, número 126 do mundo, por 3-0, com 7-6 (7/2), 6-4 e 6-0. Sendo o mais cotado jogador português do ranking, onde ocupa o 96.º lugar, Rui Machado conta apenas com um triunfo nos 12 torneios do circuito principal que disputou nesta época, quando se qualificou para a segunda ronda do Estoril Open.

RESULTADOS WTA - 1.ª RONDA (DESTAQUES):
Petra Kvitova (RCH/4) - Akgul Amanmuradova (UZB), 6-4 e 6-4
Irina Falconi (EUA) - Victoria Azarenka (BIE/2), 1-6 e 4-6
Vera Zvonareva (RUS/12) - Mona Barthel (ALE), 2-6, 7-6 e 6-4
Serena Williams (EUA/6) - Barbora Strycova (RCH), 6-2 e 6-4
Caroline Wozniacki (DIN/7) - Tamira Paszek (AUT), 2-2 *
* Interrompido devido à chuva.

A checa Petra Kvitova, actual detentora do título, está qualificada para a segunda ronda de Wimbledon, tendo para isso derrotado Akgul Amanmuradova em dois sets. Kvitova esteve a perder por um perigoso 0-4 na primeira partida, mas conseguiu operar uma excelente recuperação e acabou por triunfar com um parcial de 6-4. A jogadora do Uzbequistão voltou a oferecer uma boa réplica no segundo set - que foi interrompido durante alguns minutos devido à chuva que se fez sentir -, ainda assim insuficiente para derrotar a campeã do torneio londrino.
A campeã em título não se livrou de alguns sustos na estreia nesta edição. 
As restantes cabeças-de-série também apuraram-se com relativa facilidade. A norte-americana Serena Williams derrotou a checa Barbora Strycova em dois sets, com os parciais de 6-2 e 6-4. Pior sorte teve a sua compatriota Irina Falconi, que perdeu frente à bielorrussa Victoria Azarenka, segunda cabeça-de-série. Já Vera Zvonareva, que não competia desde o transacto mês, regressou aos courts com um triunfo suado perante a alemã Mona Barthel.

Fonte: wimbledon.com

Sem comentários: